Linhaça: Engorda ou Emagrece?

Conheça os benefícios da linhaça, esta sementinha presente em muitos cardápios de dietas!

Alimentos Saudáveis, Nutrição

A busca por alimentos saudáveis faz com que os modismos acabem  nos confundindo, algumas pessoas dizendo as vantagens e benefícios de determinados alimentos, e outras fazendo o contrário, falando das desvantagens do consumo disso e daquilo. Com a linhaça não é diferente, e acaba batendo aquela dúvida:  Linhaça é bom pra quê? Linhaça engorda ou emagrece? Vejamos.

Características e Benefícios

Linhaça marrom, dourada e triturada.

A linhaça é a semente do linho (Linum usitatissimum) utilizado para a fabricação de tecido através da utilização de suas fibras. Porém descobriu-se que o uso da linhaça na alimentação era muito bom para a saúde devido aos nutrientes presentes nela. Por suas propriedades medicinais, a linhaça é considerada um alimento funcional.

A linhaça contém uma quantidade de óleo muito grande e a proporção de Ômega 3 e Ômega 6 presentes nesta semente é próxima do ideal.

Há dois tipos, a linhaça marrom e a linhaça dourada. Mas a diferença entre ambas é só na cor mesmo, os nutrientes não fazem diferença. A diferença maior está na casca, que da dourada é mais fina e da marrom mais dura. Mas como a casca da linhaça de toda forma não é bem digerida pelo organismo, o mais recomendado é que se coma a linhaça triturada, para que a casca não tenha que ser processada pelo corpo, assim, triturada os benefícios são ainda maiores.

Para triturar a linhaça há moedores próprios, mas há a opção de moer com moedor de café, de temperos ou mesmo usar um pilão para socar. Usar o liquidificador ou processador pode ser difícil devido ao tamanho do aparelho em relação ao tamanho das sementes. Se o processo parecer complicado, opte por comprar a linhaça já triturada em forma de farinha.

Há quem opte pelo consumo da linhaça germinada, colocando-a de molho em água um dia antes para que processos bioquímicos do processo de germinação (quando a semente começa a virar planta) potencializem ainda mais os benefícios. Consumir alimentos germinados faz com que o organismo não precise quebrar todos os nutrientes, uma espécie de pré-digestão. Para quem deseja consumir o broto, a semente deve ser seca (exceto nos casos de uso de chia) e água deve ser trocada. Mas é bom ter cuidado para não proliferar fungos e bactérias.

Engorda ou Emagrece?

A linhaça tem seus benefícios nutricionais mas o que muita gente quer saber é se ela engorda ou emagrece. Por ser um alimento rico em fibras, o consumo regular da semente faz com que as pessoas tenham um melhor trânsito intestinal e sensação de saciedade por mais tempo. Com isso, a manutenção e até mesmo a perda de peso é facilitada.

A quantidade não pode ser exagerada para que não solte o intestino, recomenda-se não ingerir mais que duas colheres da semente por dia. Consumi-la em excesso não potencializa os resultados, para emagrecer é preciso seguir uma dieta e uma rotina com hábitos saudáveis como praticar exercícios físicos. Uma boa maneira de introduzir a linhaça na alimentação é coloca-la em bebidas, como por exemplo o suco verde.

Mulheres grávidas não precisam ter receio de consumir a semente com medo de perderem peso durante a gestação, um estudo comprovou que a linhaça na gravidez e no período de amamentação faz com que os bebês tenham um bom desenvolvimento da inteligência e memória. Acredita-se que pelo poder antioxidante da semente.

 

Por Vânia nas categorias Alimentos Saudáveis, Nutrição. Tags: , , , , , , , ,

Você vai gostar

Quinoa

Dieta dos 8 Grãos

Biomassa de Banana Verde

Comentários (1)

  • vanise fabisiak disse em 06/07/2016 às 10:43:

    eu consumo a linhaça dourada em capsulas, ótima para os intestinos, mas tem uma desvantagem , eu aumento de peso.