Como fazer uma dieta: Dicas de para alimentação saudável
Aprenda as conexões entre sua dieta – o que você come – e sua saúde; e como você pode melhorar sua saúde fazendo escolhas alimentares mais sábias.
Dietas, Saúde
Todos nós já ouvimos o velho ditado “você é o que você come”. E ele ainda é verdadeiro. Se você se mantém em uma dieta saudável, cheia de vitaminas e minerais, seu corpo reflete isso. Você se sente saudável, energizado e bem em geral.
No entanto, pessoas que comem apenas junk food ou que fazem dietas extremas de redução de calorias irão, com certeza, sofrer as consequências de não fornecer a seus corpos o que eles precisam para prosperar. O resultado é não apenas fadiga e baixos níveis de energia, como uma má saúde também. Compreender essa clara conexão entre sua saúde e sua dieta pode ajudá-lo a fazer escolhas dietéticas mais sábias!
Sua dieta e sua saúde: do que o corpo precisa

O ditado “Você é o que você come” reflete como nossa saúde depende de nossa alimentação
Comida é essencial. As pessoas não a valorizam, mas nós precisamos de seus nutrientes para viver.
Um exemplo dramático e que, ainda bem, não acontece mais, é o dos navegadores da época dos descobrimentos. Eles atravessavam os oceanos por meses sem alimentação apropriada, principalmente frutas e legumes frescos. Por isso eles acabavam vítimas do escorbuto, uma doença decorrente da falta de vitamina C. Vitamina C e outros nutrientes são necessários para manter todas as partes do corpo funcionando bem – do contrário, ficamos doentes.
Cada coisa que você faz apenas acontece por causa dos nutrientes que você fornece ao seu corpo. Os alimentos são o combustível para pensar e a energia para mover nossos músculos. Os micronutrientes, vitaminas e minerais estão lá para que nossos corpos possam funcionar. Você precisa de comida não apenas para manter sua saúde, mas para se sentir melhor.
A única forma do corpo obter os nutrientes de que necessita para ser saudável é através de uma alimentação variada e balanceada.
Sua dieta e sua saúde: as orientações
A pirâmide alimentar e as recomendações diárias de ingestão de nutrientes foram estabelecidas após extensas pesquisas e continuam a ser atualizadas (veja o artigo 4 novas regras para uma alimentação saudável). Seu objetivo é fazer com que as pessoas compreendam todos os diferentes nutrientes de que seus corpos necessitam.
A comida deixou de ser uma simples necessidade para ser a chave da boa saúde e longevidade. As pesquisas mostram que uma correta alimentação otimiza a saúde, e que obter a quantidade certa de vitaminas e minerais diminui os riscos de doenças, como as doenças cardiovasculares, o diabetes, o câncer, etc.
Sua dieta e sua saúde: dieta pobre, saúde ruim
Muitos alimentos possuem um impacto enorme na saúde do nosso coração. As pesquisas mostram que uma dieta rica em frutas, legumes e grãos integrais, e com baixo teor de gorduras saturadas auxiliam na proteção do corpo contra doenças do coração e pressão alta. O contrário disso, ou seja, uma dieta rica em gorduras trans e saturadas, sem a quantidade necessária de frutas e legumes pode ajudar a piorar ou mesmo a causar essas doenças.
Até mesmo pequenas deficiências dietéticas podem ter um impacto negativo enorme em nossa saúde. A deficiência nutricional mais comum é a deficiência de ferro, que gera a anemia. Mulheres em período menstrual precisam de bastante ferro para compensar aquele que está sendo perdido, e é também um nutriente essencial para crianças e adolescentes, pois auxilia no desenvolvimento do sistema nervoso.
Outro exemplo é o cálcio, do qual precisamos para manter nossos ossos fortes e saudáveis. Sem ele, o corpo desenvolve osteoporose, uma condição caracterizada por ossos fracos e quebradiços.
Comer uma dieta variada e balanceada terá impactos duradouros e positivos sobre sua saúde. Lembre-se que nosso corpo usa tudo que fornecemos a ele e que aquilo que comemos determina como os nutrientes serão usados: para boa ou má saúde.
Por isso que fazer uma dieta para emagrecer, sem pensar nas vitaminas, minerais e demais nutrientes de que o corpo precisa, é prejudicial tanto para sua saúde quanto para sua meta. Se você quer emagrecer e faz uma dieta extrema para perder peso, você vai perdê-lo: mas ele voltará muito rápido e provavelmente você ganhará mais quilos do que perdeu.
A melhor estratégia para emagrecer – na verdade, a única para perder peso e manter o peso perdido – é fazer uma dieta balanceada, cheia de frutas, legumes e verduras, e comer refeições pouco calóricas de 3 em 3 horas. Assim você acelera o metabolismo, pois quanto mais tempo você passa sem comer, mais seu metabolismo tem que desacelerar para não queimar toda a energia. Desse modo, comer refeições e lanches leves, balanceados e nutritivos será bom para sua saúde e também para sua silhueta!
Por Paula nas categorias Dietas, Saúde. Tags: acelerar metabolismo, ômega 3, cálcio, câncer, diabetes, dieta balanceada, dieta extrema, dieta para emagrecer, dieta para perder peso, dieta saudável, dieta variada, dietas de emergência, dietas malucas, dietas que funcionam, dietas rápidas, dietas saudáveis, doenças cardiovasculares, ferro, hipertensão, hipertensão arterial, melhores dietas, metabolismo acelerado, minerais, nutrientes, ossos fortes, perder peso rápido, vitaminas
Com estas dicas aprendi muito, pois, fica muito tempo sem comer não sabia que ere prejudicial a saúde.
Seguirei o vosso conselho.