Aveia, Linhaça, Quinoa e Chia: as Sementes que Fazem Bem
Você sabia que o consumo de sementes pode ajudar no emagrecimento e também prevenir diversas doenças. Conheças os benefícios de 4 sementes do bem: aveia, chia, linhaça e quinoa.
Alimentos Saudáveis, Nutrição, Saúde
Você costuma ingerir sementes em sua alimentação diária? Esse hábito não é muito comum para nós brasileiros, mas existem algumas sementes que são tão benéficas para o organismo que valem a mudança. Três delas são bem conhecidas: a aveia, a linhaça, a quinoa e a chia. Elas são excelentes para a saúde porque contém nutrientes importantes e fortalecem nossas defesas naturais contra doenças.
Como você deve imaginar, cada uma delas contém propriedades específicas, mas, de um modo geral, todas são consideradas com funcionais.
Benefícios da Aveia
A aveia é ótima fonte de vitaminas E e do complexo B, além de conter minerais como cálcio, ferro, cobre, zinco, magnésio, fósforo e manganês. Ela também é rica em carboidratos complexos e fibras alimentares. Por isso, podemos dizer que a aveia é um alimento bem nutritivo.
As fibras são as grandes responsáveis pelos principais benefícios da aveia. Com relação ao emagrecimento, estudos mostram que, apesar de ser um pouco calórica, a aveia pode ajudar na perda de peso porque reduz o apetite. Por conter fibras do tipo solúvel, ela também dificulta a absorção de gorduras e açúcares pelo organismo durante a digestão.
Dessa forma, a aveia não só contribui para o controle do peso, como também melhora os índices de mau colesterol, dos triglicérides e do açúcar no sangue. O ideal para aproveitas os benefícios é comer apenas 3 colheres (sopa) de aveia por dia juntamente com alimentos saudáveis.
Benefícios da Chia
O consumo da chia aqui no Brasil é recente, apesar da semente ser bastante conhecida em outros países americanos, como o México e a Colômbia. Ela ganhou fama entre os brasileiros justamente por causa dos benefícios para a saúde. Mesmo sendo uma semente minúscula, a chia concentra uma quantidade impressionantes de nutrientes e substâncias essenciais para o organismo humano.
Pesquisas conduzidas por diversas instituições revelam os benefícios dessa sementinha. Ela é fonte de ômega 3, fibras, cálcio, potássio, magnésio e proteínas. Além disso, a chia contém alto teor de substâncias antioxidantes que previnem doenças e combatem os radicais livres.
Quem está focado na perda de peso pode aproveitar os benefícios da chia porque ela atua em três frentes: diminui a fome devido a grande quantidade de fibras; combate inflamações que podem levar ao acúmulo de gorduras; atua como desintoxicante, melhorando o funcionamento do intestino e favorecendo a eliminação de componentes tóxicos.
Benefícios da Linhaça
A semente do linho, mais conhecida como linhaça, é um ótimo alimento funcional. Além de conter muitas fibras ela também é fonte de gorduras monoinsaturadas e polinsaturadas, que são muito importantes para o nosso organismo.
No mercado, encontramos dois tipos de linhaça: a marrom e a dourada. Ambas possuem as mesmas substâncias benéficas, variando somente o sabor e a consistência da semente. Como a linhaça marrom é um pouco mais barata, vale a pena optar por ela, a não ser que você realmente prefira o gosto mais suave da dourada.
Por conter ômega 3 e ômega 6, a linhaça atua na redução do colesterol ruim. Esses dois ácidos graxos também têm função antiinflamatória, ou seja, ajudam a combater inflamações do organismo. A formação de placas no interior das artérias pode ser considerado como um processo inflamatório, que pode ser evitado pelo consumo da semente de linho. Esse efeito também contribui para o controle da obesidade.
Outro benefício fundamental da linhaça se deve a uma substância conhecida como lignana. Ela atua como um fitoestrogênio, ou seja, do mesmo modo que o hormônio feminino. Assim, o consumo da linhaça é excelente para mulheres que estão entrando na menopausa, porque reduz sintomas ligados à oscilação hormonal típica do período.
Benefícios da Quinoa
Nos países andinos a quinoa é tão consumida quanto o arroz entre nós brasileiros. No entanto, o cereal deles é bem mais saudável que o nosso. Por conter uma grande quantidade de nutrientes, essa sementinha poderosa é muito indicada por nutricionistas. Ela é fonte de proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais, além de conter aminoácidos e fibras.
As fibras, mais uma vez, são o ponto forte da semente. Elas ajudam na redução de peso porque diminuem a fome, melhoram o trânsito intestinal e dificultam a absorção de gorduras durante a digestão. Vale ressaltar também que a quinoa é fonte de triptofanos, substâncias que estimulam a produção de serotonina. Assim, comer a semente não só contribui para o emagrecimento como também reduz a ansiedade que pode causar o ganho de peso.
Os aminoácidos contidos na quinoa estão ligados ao bom funcionamento da memória e dos reflexos. Dessa forma, a semente ajuda na prevenção de doenças como o Alzheimer e poder melhorar as funções cerebrais de modo geral.
Um estudo feito por brasileiros sobre o consumo da quinoa apresentou um resultado importante. Segundo a pesquisa, é possível observar efeitos positivos na redução do colesterol e dos triglicerídeos após apenas 1 mês de consumo regular da semente. Por conter ômega 3 ômega 6, ela é ótima para controlar problemas cardiovasculares.
Por Mila Silva nas categorias Alimentos Saudáveis, Nutrição, Saúde. Tags: aveia, chia, Colesterol Alto, diabetes, emagrecimento, linhaça, obesidade, perda de peso, quinoa, quinua
Como aveia com iogurte, mingau de aveia e sempre pela manhã e de vez em quando misturo com quinoa, linhaça e chia. Meu colesterol fica sempre equilibrado.
Posso tomar as sementes juntas?
Qual a quantidade?
Faço exercício a noite (19 as 20)
Qual o melhor horário para tomar?
Obrigada.