A Vantagem de Ser Gordo

Conheça uma pesquisa realizada durante 20 anos que surpreendeu a todos da comunidade acadêmica quando descobriu que os gordinhos tem menos riscos de ter mal de Alzheimer.

Saúde

Uma recente pesquisa britânica chegou à uma conclusão surpreendente: pessoas obesas tem menos chances de desenvolver o mal de Alzheimer!

A pesquisa apresentada na revista Lancet Diabetes & Endocrinology, foi feita durante vinte anos e analisou prontuários médicos de quase dois milhões de pessoas e por este motivo é considerada uma pesquisa segura, muito embora seja deficiente em alguns pontos.

Os Resultados

Há formas melhores de se evitar a demência que manter-se acima do peso.

O estudo científico chegou à conclusão de que pessoas que estão abaixo do peso tem 39% a mais de chances de apresentar demência; já as pessoas que encontram-se acima do peso tem uma redução de 18%. As pessoas obesas a taxa de redução do risco de apresentarem o mal de Alzheimer cai 24%.

Os pesquisadores alegam que ficaram muito surpresos com os resultados pois vai contra todas as recomendações médicas em termos de saúde.

Os Riscos da Obesidade

Embora a pesquisa tenha apresentado resultados deste porte para casos de demência, os pesquisadores e classe médica tem dito que isso não pode ser tido como razão para as pessoas engordarem. Os prejuízos à saúde das pessoas obesas são maiores que a aparente vantagem apresentada nesta pesquisa.

A obesidade é um problema de saúde pública e os males advindos dela são muito maiores. Os problemas cardíacos, diabetes, riscos de infarto e até alguns tipos de câncer são muito sérios e o declínio no risco de ter uma demência deve ser combatida de maneiras mais saudáveis.

Falhas na Pesquisa

A pesquisa apresentada não mostra a relação direta da causa deste resultado. Acredita-se que na verdade não é quantidade de gordura que vai levar à redução do risco de surgimento de uma demência e sim a carência ou não das vitaminas A e D.

Em pessoas que comem mais o número de vitaminas é provavelmente maior que nas pessoas abaixo do peso, e isso seria uma boa explicação para as conclusões do estudo.

Como Evitar o Alzheimer

Há maneiras mais saudáveis de evitar o Alzheimer e estas devem ser praticadas.

De acordo com uma outra pesquisa, feita pela Universidade da Califórnia, a melhor maneira de evitar a doença é aumentar o nível dos estudos. Esta pesquisa mostrou que estudar diminui em 19% o risco de adquirir a doença.
Outras formas de evitar o mal é cuidar da pressão arterial, controlar o diabetes, parar de fumar, praticar esportes e evitar a depressão.

A melhor alternativa ainda para evitar a demência é cuidar da saúde e não deixar de cuidá-la.

 

Por Vânia nas categorias Saúde. Tags: , , , , , ,

Você vai gostar

10 Alimentos que Previnem o Envelhecimento

Conheça 5 Alimentos para uma Pele Bonita

Qual É a Quantidade Máxima de Açúcar Recomendada?