O que comer em uma Dieta Vegana?

O veganismo é um estilo de vida que elimina todos os produtos de origem animal, e isso se estende para a alimentação. Conheça mais sobre a dieta vegana e dicas.

Dietas

O veganismo é muito conhecido hoje em dia, se tornou bastante popular entre as mais variadas classes econômicas e sociais. A dieta vegana faz parte de um conjunto de escolhas que caracterizam uma vida vegana, escolhas que se estendem para os produtos utilizados, roupas, calçados, não só os alimentos. Bom, mas o que exatamente é dieta vegana?

É uma alimentação que elimina os produtos vindos de origem animal, como carne, leite, queijo, mel, dentre outros. Ou seja, é, além de uma escolha alimentar, um modo de vida diferente. Quem se denomina vegano não só segue esta dieta como também adere o conceito para todas os aspectos da sua vida, evitando de consumir produtos industrializados que possuam componentes retirados ou que foram testados em animais, tais como cremes, roupas, shampoos…

O que comer?

Primeiro, é importante ressaltar que o vegano não irá, necessariamente, parar de comer todos os produtos industrializados. Apesar da maioria conter componentes advindos de animais, principalmente os perecíveis, como requeijão, iogurte, queijo, dentre outros, nem todos têm. O veganismo não sugere ir de encontro a indústria, apenas contra práticas que exploram os animais.

Por isso, mesmo nos supermercados, você irá encontrar uma variedade enorme de produtos veganos baratos, como arroz, feijão, lentilha, legumes, hortaliças, raízes, frutas, etc. Estes são alguns alimentos comuns e que não necessariamente precisam de um alto capital para adquirir. Na verdade, até nosso pão francês é vegano!

Muitas pessoas sentem falta dos produtos perecíveis que vão leite, por questão de paladar. Por isso, muitas marcas hoje em dia, vendo o crescimento do movimento vegano, produzem produtos próprios para este público. Existem leites a base de amêndoas, amendoim, coco, e mais uma gama de variedades de produtos que você pode encontrar no supermercado!

Porém, muitos veganos preferem produzir seus próprios alimentos substitutos, como eles são chamados. A ideia não é negar que os produtos advindos de ingredientes animais sejam ruins, apenas que podemos substituí-los por outros ainda mais saudáveis e com o sabor bem parecido.

Porém, é importante lembrar que o prato vegano deve ser muito variado e com todos os nutrientes que precisamos. Muitas pessoas, quando fazem esta mudança de vida, não comem todos os alimentos necessários, e isso pode levar a déficits nutricionais, como por exemplo, a anemia.

Para quem quer virar vegano, se atente ao ferro. Ele é encontrado em sua maioria nas carnes, no caso de onívoros. Mas, para os veganos, ele estará disponível em folhas verde escuras, feijão, leguminosas e cereais. Os aminoácidos, encontrados em leite, ovos, carnes e peixes, podem ser também adquiridos em cereais, castanhas e leguminosas. Porém, estas devem ser consumidas em maior quantidade para alcançarem os níveis do produtos animais.

cesta com vegetais

No veganismo, somente produtos sem origem animal são consumidos.

A vitamina D, necessária para a absorção do cálcio, a B12, para o sangue, e a A, benéfica para nossa imunidade e visão, também são consumidas com mais facilidade nos produtos animais. Isso porque, como conseguimos todo o necessário neles, não costumamos procurar outras fontes. Para a D, é recomendado que os veganos tomem muito Sol, e suplementos. Já a B12, a recomendação principal é o suplemento, apesar de que uma grande variação alimentar pode suprir sua necessidade. Já a A pode ser adquirida por meio da laranja, hortaliças escuras, batata doce e abóbora.

Na hora de montar seu prato, dê prioridade à variação, consumindo todo tipo de alimento. O maior benefício da dieta vegana é que, com este planejamento e diversificação, o indivíduo pode se tornar até mesmo mais bem nutrido do que a pessoa onívora, pois ele aprende a valorizar o alimento, o preparar de forma a potencializar seus nutrientes e comer diversificado.

Mantenha uma rotina de alimentação planejada. Assim, você descobrirá que existem vários modos de substituição dos alimentos. Por exemplo, se no café da manhã você tomava um café com leite de vaca, e comia um pão com manteiga derivada de laticínios, agora você pode trocar o leite de vaca pelo o de amêndoas e a manteiga pode ser feita com azeite. E adivinhe, estes dois novos produtos veganos são super fáceis de serem feitos!

Muitas pessoas aderem ao veganismo para emagrecerem. Porém, é importante alertar que a dieta será feita com mais facilidade e mais prazer caso a pessoa tenha um propósito e tenha aderido à ética do movimento. Bom, mas não se pode negar que o veganismo pode sim resultar no emagrecimento. Isso porque os veganos passam a respeitar o alimento e come-lo in natura, ou da forma menos invasiva possível, o que é mais saudável.

Por Emilly Carvalho nas categorias Dietas. Tags: , , , , , , , , ,

Você vai gostar

O que é a Dieta Vegana?

4 Novas Regras para uma Alimentação Saudável

Para que serve a Vitamina B12?