Movimente- se: Pratique Exercícios Físicos e Viva Mais

Caminhadas e treinos aumentam a expectativa de vida, retardam o envelhecimento e diminuem os riscos de diabetes, ataques do coração e AVC. Conheça o que pesquisadores brasileiros e estrangeiros estão dizendo sobre o sedentarismo, a obesidade e necessidade de se praticar exercícios físicos

Beleza e Fitness

Ter muitos anos de vida é o desejo da maioria das pessoas. É comum nos aniversários a gente dizer ao aniversariante que nosso desejo é que ele tenha vida longa. Mas só o desejo próprio e os votos dos amigos não são suficientes para que possamos ter muitos anos de vida, e vida com saúde. É preciso se cuidar, com boa alimentação e hábitos saudáveis. Comer bem, dormir bem, evitar o álcool, o tabaco, as drogas e comportamento de risco. Mas mais que isso é preciso que a gente se levante e faça algum exercício físico.

Pesquisa Científica

Uma pesquisa canadense, da Universidade de Montreal, concluiu que ser obeso pode diminuir em oito anos a expectativa de vida das pessoas, tanto homens, quanto mulheres. A obesidade pode traz consigo problemas de saúde como hipertensão arterial e outros problemas cardíacos, Acidente Vascular Cerebral (AVC) conhecido como derrame cerebral e diabetes do tipo 2. E estas doenças e suas consequências reduzem a expectativa de vida das pessoas de forma considerável. E se a obesidade vem desde a juventude esse risco e os malefícios aumentam pois vai somando problemas com o passar do tempo e diminuindo os anos de vida.

Obesidade Saudável

A redução da circunferência abdominal é questão não só de estética, mas de saúde para o coração.

Uma outra pesquisa, agora vinda da Universidade de Cambridge, mostrou que a inatividade das pessoas mata mais que a obesidade. Ou seja, pessoas sedentárias morrem mais que gordinhos ativos. E que as pessoas inativas, independente do peso, tendem a ter morte precoce. Porém, um estudo publicado no Journal of the American College of Cardiology relatou que a história de que existem obesos saudáveis é uma análise precipitada, pois com o passar do tempo, se este obeso não se cuidar, não perder medidas, ele irá apresentar as doenças típicas das pessoas gordas. O excesso de gordura abdominal aumenta os riscos problemas cardíacos, dentre outros.

Cenário Brasileiro

Dados recentes do Governo mostram um Brasil sedentário e gordo. O Ministério da Saúde divulgou uma pesquisa em que aponta que 50,8% da população está acima do peso, ou seja, mais da metade dos brasileiros precisa emagrecer. E destes, 17,4% já encontram-se obesos. Os números são alarmantes e ficam ainda piores quando associados ao grau de sedentarismo destas pessoas. Uma outra pesquisa brasileira, a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), constatou que quase metade da população, 46%, não havia praticado exercícios físicos nos últimos três meses anteriores à pesquisa. E que 28,9% dos brasileiros passam mais de três horas sentados em frente à televisão. Outros hábitos não saudáveis foram apresentados na PNS como grande consumo de álcool e cigarro, embora 17, 5% dessas pessoas haviam declarado que pararam de fumar.

Prática de Exercícios

A melhor forma de evitar problemas de saúde é sem dúvida ter bons hábitos, e dentre eles a prática regular de exercícios físicos. Os médicos recomendam no mínimo 30 minutos de caminhada leve por dia, ou um outro treino mais pesado que a pessoa prefira, ou algum tipo de esporte. Uma pesquisa feita no Texas, com camundongos, mostrou que a prática de exercícios físicos leva à autofagia que seria uma forma do organismo consumir células ruins, eliminando toxinas do organismo. Isso faz com que o risco de ter uma diabetes diminua e o ritmo de envelhecimento também diminui. Ou seja, atividade física melhora a saúde, te dá mais anos de vida e seu corpo fica mais jovem por mais tempo.

Por Vânia nas categorias Beleza e Fitness. Tags: , , , , , , ,

Você vai gostar

Comece a Correr! Conheça as Dicas para Iniciantes

Chá Verde: Tudo o Que Você Quer Saber

O Que e Quando comer Após os Exercícios?