Dieta da Fibra

Dieta da fibra consiste em ingerir 30 gramas de fibras por dias. Segundo pesquisa dos Estados Unidos é possível perder tanto peso quanto em dietas mais rigorosas como a da Associação Americana do Coração

Dietas

Uma recente pesquisa publicada pelo jornal americano Annals of Internal Medicine constatou que uma dieta rica em fibras ajuda a emagrecer tanto quanto outras dietas, pelo simples fato de comer as fibras, sem mudar o restante do cardápio. Segundo a pesquisa apenas 30 gramas de fibras por dia é o suficiente para perder peso e melhorar a pressão arterial.

A Pesquisa

A pesquisa foi realizada com 240 voluntários que foram divididos em dois grupos, um seguindo a dieta prescrita pela Associação Americana do Coração (American Heart Association – AHA), que diz que para emagrecer com saúde é preciso comer frutas, verduras, proteínas magras e peixe, carboidratos integrais e diminuir severamente o consumo de açúcar, sal, álcool e gorduras. E o outro grupo seguindo apenas a indicação de consumir no mínimo 30 gramas de fibras por dia.

Ao final de um ano, seguindo os regimes indicados, a diferença entre os dois grupos foi muito pequena. O grupo que comeu somente a fibra, sem mexer no restante dos seus hábitos alimentares perdeu praticamente o mesmo tanto de quilos que o grupo da dieta rigorosa da AHA. Os que seguiram a dieta AHA perderam apenas 1,5 quilos a mais que os demais.
Ambos os grupos melhoram problemas com pressão alta, e ficaram resistentes à insulina, reduzindo o risco de diabetes.

Se comparar uma dieta com a outra, é muito mais vantagem seguir a dieta de apenas ingerir a fibra por dia que é bem simples e fácil de adaptar, que a dieta da Associação Americana do Coração que é bem mais rigorosa e proíbe alimentos e que com o passar do tempo as pessoas não conseguem seguir à risca. E uma das regras para uma boa dieta é ter poucas regras.

Os Benefícios da Fibra

As fibras estão presentes nos vegetais e nos alimentos que não são tão processados, como os carboidratos integrais. São divididas em duas categorias, as fibras solúveis e insolúveis em água. Ambas são importantes para o bom funcionamento do organismo.
As fibras ajudam a emagrecer pois aumentam a saciedade e assim a vontade de comer a toda hora diminui.
O trânsito intestinal também melhora com a ingestão de fibras, ou seja, com as fibras você evita a prisão de ventre, o risco de hemorroidas, diverticulites e câncer de cólon.

Quais Alimentos Contem Fibras

Para seguir esta dieta e ter bons resultados é preciso saber quais são os alimentos ricos em fibras. No geral verduras e frutas e carboidratos integrais são ricos em fibras, mas outros alimentos são fontes deste nutriente. Anote alguns.

feijão preto rico em fibras

O feijão preto é um alimento rico em fibras

  • Feijão Preto – 15 gramas de fibras em uma xícara
  • Ervilha – 8 gramas de fibras em uma xícara
  • Grão de Bico – 10 gramas de fibras em uma xícara
  • Lentilha – 15 gramas de fibras em uma xícara
  • Brócolis – 5 gramas de fibras em uma xícara
  • Chia – 6 gramas de fibras em uma colher (de sopa)
  • Linhaça – 33 gramas de fibras a cada 100 gramas do produto
  • Aveia crua – 9 gramas de fibras a cada 100 gramas do produto
  • Batata Doce – 5 gramas de fibras em uma unidade média
  • Goiaba – 10 gramas de fibras por unidade
  • Maçã – 5 gramas de fibras por unidade
  • Abacate – 10 gramas de fibras por unidade
  • Alcachofra – 10 gramas de fibras por unidade

Precauções

As fibras tem vários benefícios mas não deve ser consumida em exagero, o ideal é ficar em torno de 25 a 30 gramas por dia. O consumo em excesso pode acarretar na dificuldade do organismo em absorver outros nutrientes importantes para a saúde como ferro e zinco.

O ideal é iniciar a dieta da fibra com a ingestão gradual da fibra, pois no começo o corpo pode ficar inchado. Para evitar dores causadas por gases e o inchaço é importante consumir alimentos que contem fibra juntamente com água para que possa ser dissolvida.

Por Receitas e Dietas nas categorias Dietas. Tags: , , ,

Você vai gostar

Dieta dos 8 Grãos

3 Receitas Simples Para Emagrecer

Alimentos que satisfazem