Como fazer Cebola Caramelizada?

Aprenda a fazer deliciosas cebolas caramelizadas com apenas 4 passos, rápido e fácil para deixar sua refeição ainda mais gostosa. Quer saber ainda como aproveitar essa receita para uma compota? Confira aqui.

Receitas

A cebola, ou Allium cepa, é originária da Ásia Central e desde o início da humanidade foi utilizada na Índia e China, sendo levada para a Pérsia e difundida na África e Europa. Veio para o Brasil por meio dos portugueses. Além de ser deliciosa, a cebola possui Vitamina C, B, fósforo, ferro e cálcio. Tem baixíssimo teor proteico, mas é rica em flavonoides, componente anti-inflamatório e antioxidante.Assim, é muito utilizada para combater infecções, gripes, resfriados, problemas estomacais e coágulos sanguíneos.

Hoje conhecemos diversas receitas deliciosas com a cebola. Alguma delas trazem a hortaliça como protagonista do prato, como a cebola empanada e purê de cebola. Um tempero simples e presente na casa de todos os brasileiros, ela pode ser apresentada em diversas versões e garante um gosto diferenciado para sua receita. Junto com o alho, é o tempero predileto dos cozinheiros, uma vez que combina com tudo, é versátil, barato e fácil de fazer.

Hoje iremos te ensinar mais um segredo a respeito da cebola uma receita simples, rápida de fazer e que dará um toque bem especial à sua receita. Quer aprender a fazer uma Cebola Caramelizada? Então você está no lugar certo. Aprenda a fazer deliciosas cebolas caramelizadas com apenas 4 passos, para deixar sua refeição ainda mais gostosa.

Receita de Cebola Caramelizada

Para realizarmos esta receita iremos precisar de:

  • 5 Cebolas Grandes;
  • 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo;
  • 1 colher (sopa) de óleo;
  • 1 Limão;
  • 1 colher (café) de sal;

    Cebola

    Conheça uma receita de Cebola Caramelizada.

Primeiro, leve uma panela ao fogo, coloque óleo e deixe esquentar. Depois, adicione todas as cebolas picadas em tiras, coloque sal e misture bem. Em seguida, adicione suco de um limão e as colheres de açúcar mascavo. Não se esqueça de continuar misturando, pois assim a cebola não irá queimar. Tampe a panela e aguarde alguns minutos, sempre vendo se elas estão cozinhando bem e não queimando. O ponto certo é quando elas estão bem douradas, com um creme grosso caramelizado.

Algumas dicas boas para sua receita são utilizar um pouco de shoyo e uma frigideira de fundo grosso para que não forme muita água. Pode-se também adicionar vinho tinto, molho inglês, azeite balsâmico, mel e substituir o óleo pela manteiga ou azeito. Esse corte da cebola se chama Julienne, e ele deve ser feito de modo que não fique muitos finos, pois assim você irá sentir a consistência da cebola depois e cozida. Mas, caso optar, pode fazer a cebola inteira ou separando em “pétalas”.

O gosto agridoce da cebola caramelizada combina com muitos pratos. Ideal para sanduíches, tira gosto, aperitivos e diversas outras receitas. Utilizada vastamente em receitas asiáticas, é um perfeito encaixe com o frango. Ele pode ser assado, em coxas, ou feito como o famoso frango xadrez chinês. Outra receita que funciona muito bem é o risoto com cebola caramelizado, queijo brie e amêndoas.

Mas, que tal utilizar essa cebola para fazer uma pasta para sua torrada? Ou então uma compota de cebola? Elas podem ser armazenas por um bom período e ainda utilizadas em diversos pratos, do jeito que você preferir. Muito tradicional da região sudoeste da França geralmente usada com foie gras e magret de canard, a receita de compota fica igualmente deliciosa se utilizada com carne assada, folhado de batatas, queijos e omeletes. Até em fondue de carne, cakes salgados pode ser aproveitada, pois fica maravilhosa com qualquer coisa!

Para a compota, basta adicionar a nossa receita original de cebola caramelizada 75 ml de vinho branco seco, 75 ml de vinagre de vinho tinto e 25 ml de vinagre balsâmico. Deixe a mistura ferver, e depois cozinhar por cerca de 30 minutos. Armazene em um frasco de vidro limpo, e em cerca de 2 meses estará perfeita para ser consumida. Porém, claro que antes desse período pode ser desfrutada.

Se você também adora uma cebola na comida, precisa experimentar essa. Tem alguma dica a respeito do preparo da cebola? Conhece alguma outra receita? Comente aqui em baixo, vamos adorar conhecer a sua versão.

Por Ana Liberato nas categorias Receitas. Tags: , , , ,

Você vai gostar

Como fazer Pão de Alho para Churrasco

2 Receitas Simples de Batata Baroa: Com e Sem Lactose

Aprenda a Fazer um Brigadeiro Rápido e Fácil