Molho de Taco Caseiro

Aprenda a fazer uma versão light dessa deliciosa receita mexicana de molho de taco. Coma com nachos, burritos ou mesmo sobre saladas. Aproveite para conhecer algumas curiosidades da culinária mexicana.

Receitas, Vegetariana

O molho de taco é um molho proveniente da culinária mexicana, apreciada por muitos brasileiros e pessoas de outras nacionalidades, por seu sabor exótico e bem marcante.

A culinária mexicana é bem vasta, tendo diversos pratos diferentes, para agradar a muitos gostos. O molho que ensinaremos a seguir está presente em vários de seus pratos, como os tacos e os burritos, além de poder ser comido com nachos, sobre enchilladas, ou mesmo como acompanhamento de saladas.

Se você não tem nenhum desses pratos da culinária mexicana em sua casa, também pode experimentar o molho em torradas, pães e biscoitos.

Essa receita rende uma xícara. Ao contrário dos molhos prontos, esse não contém colorantes nem conservantes, sendo por isso mais saudável. A única desvantagem é que com isso eles duram cerca de 5 dias na geladeira. Por isso, é aconselhável que se faça somente a quantidade a ser usada no dia, para que não haja desperdícios. Agora, vamos à receita!

Ingredientes

  • 1 lata de molho de tomate ou molho de tomate caseiro gourmet
  • 1 colher de chá de cominho moído
  • 1/4 de colher de chá de alho torrado
  • 2 colheres de chá de cebola picada fina
  • 1/2 colher de chá de orégano
  • 1/2 colher de chá de molho inglês
  • Pimenta malagueta fresca picada a gosto
  • Sal a gosto

Modo de Preparo

Molho de taco caseiro

Basta misturar todos os ingredientes juntos numa tigela e deixá-los descansando por mais ou menos 2 horas para que os sabores (incluindo a pimenta) se misturem. Prove, ajuste o sal e os temperos ao seu gosto!

Observação: A comida mexicana é famosa por seu sabor bem picante, mas se você não gosta de pimenta, pode retirar este ingrediente do seu molho.

Depois de pronto, é só usar o molho da forma que você preferir. É uma excelente dica para os vegetarianos, que estão sempre em busca de novos sabores, que não usem carnes em seus ingredientes.

Aqui no blog já ensinamos também a fazer o guacamole e o “Sour Cream” ou creme azedo, outros dois tipos de molhos muito usados na culinária mexicana. Acesse o link para ver as receitas e dicas de consumo.

Curiosidades da Culinária Mexicana

A culinária mexicana tem algumas curiosidades que provavelmente você não saiba ainda. A sua principal característica, que é a pimenta, é devido os mexicanos acreditarem a ingestão de alimentos quentes facilita o equilíbrio da temperatura do corpo, já que no México as temperaturas são bem elevadas.

O café da manhã dos mexicanos costuma ser bem diferente do nosso. Lá eles gostam de comer “huevos rancheiros”, feito com carne, feijão, ovos e tortilhas. Você comeria feijão no café da manhã?

A tortilha, uma das comidas mais conhecidas no México, surgiu na antiguidade, quando os talheres eram muito caros e nem todos tinham acesso. Então, a massa feita com milho foi criada para substituí-los. E hoje em dia elas são usadas em quase todas as refeições no país.

A tequila é uma das bebidas mais conhecidas no país. O que poucos sabem é que o seu consumo, com moderação, é claro, ajuda a acelerar o metabolismo, auxiliando no processo de emagrecimento. Ela também melhora a saúde intestinal, pois ajuda a prevenir a colite e até mesmo o câncer de intestino.

Por Paula nas categorias Receitas, Vegetariana. Tags: , , , , , , , , , , ,

Você vai gostar

Sour Cream (Creme Azedo) e Guacamole - Receitas

Salada de Pepinos - Saiba Como Fazer!

Pesto de castanha de caju