Como Tirar Cheiro de Fritura da Cozinha

Qualquer pessoa que tenha o hábito de fritar coisas em casa sabe que o cheiro que fica depois não é nada agradável. Se você quer se livrar desse odor, vale a pena conhecer nossas dicas!

Receitas

Se, por um lado, as frituras são deliciosas, por outro, o cheiro que fica na cozinha não é nada bom – isso sem falar da questão da saúde. O óleo quente tem um odor forte, que parece impregnar na casa. Quando há sofás, cortinas e outros itens domésticos de tecido, a situação é ainda.

Reduzir a quantidade se gordura feita em casa faz bem para a saúde e para o cheirinho dos cômodos, mas como o uso da frigideira às vezes é inevitável, é bom conhecer algumas dicas para espantar o cheiro desagradável.

De modo geral, o segredo é neutralizar o odor de gordura com aromas refrescantes. Produtos que temos em casa, como o vinagre e a laranja, são ideais para cumprir esse papel. Veja os truques!

Livre-se de vez do cheiro de fritura em casa!

Livre-se de vez do cheiro de fritura em casa!

Dica 1: cravo e canela

Depois de fazer a fritura, independente da quantidade de óleo usada, experimente preparar uma infusão de cravo-da-índia e canela. Coloque uma panela grande e aberta no fogo baixo com 1 ou 2 litros de água. Acrescente 1 punhado de cravos e alguns paus de canela. Cozinhe em fogo baixo com a panela destampada. Aproveite para abrir todas as janelas, facilitando a saída do cheiro de óleo. O mesmo pode ser feito com cascas de limão e laranja, que também são ótimos para amenizar odores fortes.

Dica 2: vinagre e laranja

Se você já usou vinagre na limpeza da casa, então deve saber que ele é muito eficaz na remoção de gordura. Por isso, dá pra aproveitar essa propriedade no combate ao cheiro de gordura. A dica é colocar potinhos abertos com vinagre branco em locais estratégicos da cozinha, como perto do fogão e em cima da geladeira. O vinagre não é muito perfumado, mas acrescentando um pedaço se casca de laranja, tudo fica melhor. Em vez de jogar fora a casca, sempre guarde para aproveitar nessas receitas naturais.

Outros Truques

Seguindo as dicas abaixo, o problema se resolverá ainda mais facilmente:

  • Procure limpar o fogão, azulejos e outras superfícies com produtos desengordurantes após a fritura;
  • Além dos desengordurantes, o álcool em gel também é ótimo para atenuar o cheiro;
  • Quem tem exaustor deve ficar atento à limpeza do filtro interno, seguindo as orientações do fabricante;
  • Existem produtos vendidos no mercado que são especiais para neutralizar o odor de gordura;
  • Mantenha o ambiente da cozinha ventilado enquanto frita, garantindo que o ar circule;
  • Na hora de fazer a fritura, procure usar frigideiras e panelas com tampa, evitando que o cheiro se espalhe.

Por Mila Silva nas categorias Receitas. Tags: , , , , , , ,

Você vai gostar

Quais São as Utilidades do Bicarbonato de Sódio?

5 Receitas Fáceis de Suco Desintoxicante

Receita de Bolo Natural