Mostarda: um Termogênico Natural

A mostarda é um ótimo tempero para sua dieta porque tem vários nutrientes importantes e ainda acelera o metabolismo. Veja mais sobre os benefícios do alimento.

Nutrição

Imagine um delicioso hambúrguer com bastante maionese e ketchup. Imaginou? Agora vamos tentar deixá-lo um pouco mais adequado à dieta. Para perder peso, ninguém pode abusar de lanches calóricos como o hambúrguer, mas existem maneiras de deixar o fast-food mais saudável. Trocar o pão branco por pão integral é uma excelente pedida. Outra alternativa é hambúrguer de salmão, rico em gorduras boas, no lugar da carne vermelha.

E a maionese? Uma velha propaganda enfatizava que o molho tem poucas calorias, mas esquecia de dizer ele é pobre em nutrientes, ainda mais se o produto for industrializados. A melhor pedida para quem está de dieta é a mostarda. Ela é saborosa, deixa os sanduíches mais “molhadinhos” e tem um efeito excelente para o emagrecimento. Veja um pouco mais sobre os benefícios da mostarda.

Benefícios da Mostarda

O molho de mostarda que encontramos em lanchonetes é feito a partir das sementes da planta conhecida como mostarda. A semente concentra uma série de benefícios importantes, além de ser rica em nutrientes. Ela é fonte de é rica em vitaminas do complexo B, como folatos, niacina, tiamina e riboflavina, além de ômega 3, cálcio, ferro, fósforo, magnésio, triptofanos, zinco e selênio.

Essa combinação faz com que a mostarda ajude no controle da ansiedade e da insônia, melhores a circulação a reduza a pressão arterial. Estudos mostram que algumas substâncias contidas na mostarda podem ajudar a combater as dores musculares, devido a ação analgésica e anti-inflamatória.

Filé com Mostarda

Filé grelhado ao molho de mostarda é uma ótima opção para sua dieta

Outro benefício importante da mostarda é o fato dela ser termogênica. Isso significa que ela eleva a temperatura do organismo, obrigando o metabolismo a trabalhar mais rapidamente. Assim, gastamos mais calorias e gorduras para digerir as sementes, o que contribui para a perda de peso.

Consumo da Mostarda

Para quem quer emagrecer, vale a pena incluir a semente de mostarda como tempero no dia a dia. Duas unidades trituradas são o suficiente para garantir todos os benefícios que mencionamos acima. O condimento pode ser usado em carnes, molhos e refogados, deixando um leve sabor picante.

Os molhos a base de mostarda também podem ser usados. Porém, é importante observar o rótulo, pois muitos deles contém grandes quantidade de sódio, gorduras e açúcar. A dica é optar pela mostarda dijon, que tem maior concentração das sementes e, por isso,  é mais benéfica para o organismo. O molho fica ótimo em sanduíches saudáveis e outros preparos. Mas atenção: nada de exageros. O segredo dos termogênicos é consumi-los em pequenas quantidades.

Por Mila Silva nas categorias Nutrição. Tags: , , , ,

Você vai gostar

3 Receitas Simples Para Emagrecer

Para Que Serve a Clorela?

Gérmen de Trigo É bom? Emagrece?