Para Que Serve a Clorela?
A Chlorella é uma alga que vem sendo bastante estudada. Segundo pesquisas, ela pode trazer benefícios para a perda de peso, além de ser altamente nutritiva. Veja mais sobre as propriedades!
Dietas, Nutrição
Se você nunca ouviu falar da clorela, pode ficar tranquilo, você não é único. Apesar da água já ser estuda há bastante tempo, a população, de um modo geral, desconhece seus benefícios.
A clorela, na verdade, é uma alga microscópica que cresce em água doce. Ela contém um impressionante conjunto de componentes nutritivos: vitaminas, macrominerais, micronutrientes, ácidos graxos essenciais, RNA e DNA, clorofila, e um vasto espectro de fitoquímicos. Em resumo, este tipo de alga tem quase todos os nutrientes que o corpo humano precisa.
Por volta dos anos 50, começaram os estudos relacionados à clorela. Neles, foram encontradas as variedades nutritivas da alga, que devido ao seu rápido poder de multiplicação, foi considerada a chave para fome no mundo.
Benefícios e Propriedades da Clorela
Desde aquela época, a algo tem sido alvo de estudos frequentes no mundo todo e o seu uso, pode ser associado à cura ou alívio de diversas doenças, vejamos:
- Em 1953, a ela foi associada ao tratamento de hanseníase (Lepra). Os médicos Jorgem Jorgensen e Jacinto Convit, que trabalhavam no Instituto Carnegie, em Washington, defendiam em seus estudos que o consumo de uma sopa feita com a alga por pacientes já debilitados pela hanseníase poderia trazer melhoras consideráveis.
- Talvez umas das maiores provas das propriedades nutritivas da Clorela, foi quando o Departamento de Medicina Espacial da Força Aérea dos USA pediu a pesquisadores da Universidade do Texas que estudassem o potencial de produção da chlorella como forma de alimentação e fonte de oxigênio em naves espaciais.
- Segundo a revista Popular Mechanics Magazine, de 1956, engenheiros e outros pesquisadores da Universidade da Califórnia investigaram o uso da alga na produção de alimento para animais domésticos.
- Pesquisas sobre os da chlorella no combate ao colesterol alto foram realizadas no Japão. Um grupo de cientistas do Hospital Wakahisa, localizado em Fukuoka, realizou a pesquisa. Nela, 16 pacientes com problemas de colesterol receberam 20 cápsulas diárias com a alga. Após 3 meses, os pesquisadores observaram que houve uma redução nos índices de colesterol dos participantes.
- Um dos estudo mais recentes envolvendo a Clorela envolve os paciente com tratamentos de dores crônicas. De acordo com o site Natura News, Em 2000, um estudo preliminar foi feito com voluntário que sofrem com a fibromialgia. Eles consumiram 10 g de chlorella na forma de comprimido e 100 ml de chlorella em forma líquida. No início do tratamento, Os sintomas foram avaliados. Depois, após o período de dois anos e meio, os pesquisadores mediram novamente a intensidade dos sintomas. Assim, eles notaram que 22% dos voluntários tiveram uma redução na dor e 1/3 se considerava melhor.
Por Mila Silva nas categorias Dietas, Nutrição. Tags: Cápsulas de Clorela, Chlorella, Clorela, Colesterol Alto, emagrecimento, Fibromialgia, perda de peso