Gérmen de Trigo É bom? Emagrece?

O gérmen de trigo pode trazer muitos benefícios para a nossa saúde. Ele ajuda no emagrecimento, controla a ansiedade e fortalece o sistema imunológico. Por isso, vale a pena conhecer mais sobre este alimento.

Nutrição

O gérmen de trigo, também conhecido como germe de trigo, é como se fosse o embrião do grão do trigo. Ele é altamente nutritivo, sendo fonte de fibras e substâncias benéficas. Um dos seus grandes benefícios é a melhoria do trânsito intestinal, sendo ideal para aliviar a prisão de ventre, que acomete principalmente as mulheres. Além disso, os gérmens de trigo também ajudam a regular o ciclo menstrual, devido a ação dos nutrientes sobre as glândulas responsáveis pela produção dos hormônios sexuais.

Benefícios e Propriedades

Nosso organismo necessita de vários nutrientes para funcionar bem e o gérmen de trigo oferece vitaminas essenciais, como a E e a do complexo B. Por isso, seu consumo ajuda no desenvolvimento de tecidos e músculos. Além disso, a presença das fibras faz com que a ingestão do grão ajude no emagrecimento.

As fibras dificultam a absorção de gorduras, fazendo com que elas sejam eliminadas. Em contato com a água, elas também formam um gel que torna a digestão mais lenta e aumenta a sensação de saciedade. Tudo isso faz com que o alimento seja um auxiliar da perda de peso, ainda que não faça efeito por si só.

Porém, o uso do gérmen de trigo nas dietas de emagrecimento é uma questão que tem causado algumas polêmicas no mundo fitness por causa do seu grande valor calórico. A dica, portanto, é não exagerar na quantidade. O consumo pode ser balanceado com uma dieta equilibrada e exercícios físicos.

Conheça os benefícios do gérmen de trigo

Conheça os benefícios do gérmen de trigo

Vitaminas do Gérmen de Trigo

Listamos abaixo as principais vitaminas constantes no gérmen de trigo e suas propriedades:

  • Vitaminas B: são importantes para a saúde do coração, para manter o metabolismo funcionando bem e são essenciais para a saúde do cérebro.
  • Vitamina E: tem ação antioxidante e, por isso, protege as células do cérebro e as membranas celulares. Ele também impede que os radicais livres oxidem as moléculas do colesterol, prevenindo as doenças cardiovasculares.
  • Minerais: os minerais essenciais contidos no gérmen de trigo são muito benéficos para a saúde. O potássio atua na redução da pressão arterial, o zinco fortalece o sistema imune e o ferro previne a anemia ferropriva.
  • Fitoesteróis: ajudam a baixar o colesterol ruim e promover a saúde do coração;
  • Ômega 3: promove a redução do mau colesterol, atua na manutenção do sistema nervoso, melhora o humor e reduz a ansiedade, além de fazer bem ao coração.

Como sugestão de consumo, você pode incluí-lo na salada de fruta ou até mesmo em preparo de pães e atualmente, temos também o óleo de gérmen de trigo que além de ter os benefícios à saúde, ainda pode ser usado para fins estéticos com ressecamento da pele, hidratantes e xampus.

Por Mila Silva nas categorias Nutrição. Tags: , , , , , , , , ,

Você vai gostar

A Dieta do Dr. Atkins funciona? É boa?

Para Que Serve a Clorela?

Lecitina de Soja: Indicações e Para Que Serve