Dieta do Dr. Atkins

Uma dieta que existe desde 1972, a Dieta Dr. Atkins é diferente pois recomenda comer proteína animal e até mesmo gorduras. O grande vilão é o carboidrato que faz engordar.

Dietas

A Dieta Atkins, também conhecida como Dieta do Dr. Atkins, é um sistema que permite que seu corpo perca peso de um jeito natural por meio da indução de uma mudança no metabolismo. Nosso corpo é capaz de queimar gordura e carboidrato para fornecer energia necessária para o seu funcionamento correto. Carboidratos, na forma de glicose, é o primeiro combustível a ser usado para fornecer essa energia ao nosso corpo. O Dr. Atkins sugere que quando reduzimos significativamente nossa ingestão de carboidratos, nosso corpo passa a queimar gordura (ao invés de carboidratos) como combustível. Esse processo é conhecido como lipólise. O seu resultado secundário é a quetose. É assim que se perde peso pela dieta do Dr. Atkins. A quetose também afeta a produção de insulina, o que previne que mais gordura se forme no organismo. Uma vez que se entra no estado de quetose nosso corpo começa a usar a gordura como combustível de forma eficiente, e os desejos por carboidratos diminuirão.

O Plano da Dieta Atkins

A dieta Atkins é baseada em quatro fases importantes. Cada fase permite que você selecione sabiamente quais alimentos comer baseado na sua necessidade de alcançar a perda de peso, ter boa saúde e prevenir doenças. Seleções alimentícias diferem em graus variados dependendo da fase em que você está e do seu metabolismo individual.

 Fase 1 ( Fase de Indução)

O consumo de carboidratos é reduzido a 20 gramas por dia. A maioria dos carboidratos deve ser obtida através de saladas e outros vegetais não-amiláceos.

Fase 2

Você retorna com os carboidratos, na forma de alimentos ricos em nutrientes e fibras, aumentando para 25 gramas de carboidrato por dia durante uma semana, depois 30 gramas na próxima semana, e assim por diante, até que a sua perda de peso pare. Então subtraia 5 gramas de carboidrato da sua ingestão diária para que você continue com uma perda de peso pequena, mas constante.

Fase 3

 

O objetivo da fase 3 da dieta Atkins é fazer a transição entre perda de peso e manutenção de peso, aumentando a ingestão de carboidratos em 10 gramas semanais, de modo que uma perda de peso bem leve ainda seja mantida.

Fase 4

E a fase final da dieta Atkins é a base para uma vida saudável. Nessa fase você pode escolher de uma vasta gama de alimentos, enquanto controla a ingestão de carboidratos para manter o peso e aumentar a sensação de bem-estar.

História da Dieta Atkins

Dieta do Dr. Atkins

Dieta do Dr. Atkins

Desde sua estréia em 1972, milhões de pessoas já fizeram a dieta do dr. Atkins, como o próprio médico a explica em seu best-seller Dr. Atkins Diet Plan. De acordo com o Dr. Atkins, a dieta também é boa para lidar com várias enfermidades como dores de cabeça e enxaquecas, problemas com glicemia, metabolismo lento, intolerâncias alimentares, alergias alimentares, e muitas outras doenças. Apesar da principal razão pela qual as pessoas fazem a dieta Atkins ser a perda de peso rápida, muitos com alto colesterol, hipertensão, diabete e síndrome do ovário policístico afirmam que se sentiram melhores e mais cheios de energia após fazerem a dieta Atkins por apenas algumas semanas.

Ao passo que muitos especialistas recomendam uma dieta com baixo teor de gordura e alto carboidrato, o Dr. Atkins sugeriu que pessoas que querem perder peso devem fazer o oposto. A nova dieta Atkins foi reformulada para permitir que se possa comer mais legumes do que a versão original de 1972. Mas a idéia original de que os carbidratos é que nos fazem engordar permanece a mesma. Segundo a dieta do dr. Atkins, até 2/3 das calorias podem ter origem em gorduras – mais que o dobro do recomendado – e as pessoas devem comer mais carne e queijo ao invés de pães, massas, frutas e legumes. Ao invés de carboidratos e açúcares, a dieta Atkins recomenda bastante gordura e proteína. A dieta especificamente recomenda proteínas animais, portanto vegetarianos terão grandes problemas em seguir essa dieta.

Por Paula nas categorias Dietas. Tags: , , , , , , , , , ,

Você vai gostar

Sob o holofote: Dieta do Dr. Atkins

Dieta de South Beach

Dieta da USP