Os Benefícios da Linhaça Dourada

A linhaça dourada é uma semente bastante indicada para dietas de emagrecimento e também para cuidar da saúde como um todo. Veja mais sobre o alimento saudável!

Alimentos Saudáveis, Nutrição

Você certamente já ouviu falar da linhaça. Nas lojas de produtos naturais e no setor saudável dos supermercados é possível encontrar a semente de linho in natura e também a farinha. Além disso, é comum encontrarmos dois tipos de linhaça: a marrom e a dourada. Você sabe qual é a diferença entre elas?

Hoje vamos falar um pouco mais sobre a linhaça dourada e seus benefícios para a nossa saúde.

Diferença entre a linhaça dourada e a linhaça marrom

A linhaça dourada é originária de regiões com clima frio, como o Canadá e algumas partes dos Estados Unidos. O sabor dela é um pouco mais suave e a casca mais fininha. Por isso, quem não está muito habituada com o consumo de sementes pode gostar mais da linhaça dourada que da marrom.

Aqui no Brasil é mais fácil encontrar a linhaça marrom porque ela originária de países mais quentes e se adaptou melhor ao nosso clima. Em oposição à versão dourada, a semente amarronzada é mais consistente e tem sabor acentuado.

No que diz respeito às propriedades, não há muita diferença entre os dois tipos. Elas possuem basicamente os mesmos nutrientes, trazendo benefícios idênticos para a saúde. A diferença de preço não se justifica pelas propriedades, mas sim pelo fato da linhaça dourada ser importada.

Linhaça Dourada e Marrom

À esquerda a linhaça dourada e à direita a marrom

Benefícios para a saúde

A semente do linho é fonte de proteínas, minerais e vitaminas. Ela também tem alto teor de fibras e substâncias antioxidantes, que contribuem para o bom funcionamento do organismo. As fibras são responsáveis pelo efeito emagrecedor da linhaça e pelas melhoras para o trânsito intestinal.

Outro benefício importante vem da presença dos ácidos graxos ômega 3 e ômega 6. Eles ajudam no controle dos níveis do colesterol, fortalecem o sistema imune e ainda auxiliam no emagrecimento.

De acordo com estudos feitos com a semente, ela possui aproximadamente 30 substâncias capazes de prevenir o câncer. A lignina é um dos compostos anticancerígenos. Ela serve para a prevenção dos tumores na mama, no colo do útero e da próstata.

Além disso, a lignina se comporta no organismo do mesmo modo que os hormônio feminino estrógeno. Por essa razão, a linhaça é excelente para mulheres que estão entrando na menopausa.

Quem come a linhaça diariamente tem menos chances de sofrer com inflamações e problemas como a gastrite e artrite. Ela também contém substâncias cardioprotetoras, que melhoram o sistema cardiovascular e a pressão sanguínea.

Como consumir?

Você pode comer até 3 colheres (sopa) da linhaça por dia para aproveitar todos esses benefícios. A semente pode ser consumida junto com frutas, saladas e iogurtes. A farinha é ótima para preparar bolos, biscoitos, pães e massas.

Outra dica é bater a semente com frutas para preparar sucos mais saborosos e ricos em fibras. Com um pouco de leite, é possível fazer também deliciosas vitaminas.

Por Mila Silva nas categorias Alimentos Saudáveis, Nutrição. Tags: , , , , , , ,

Você vai gostar

Quais São os Benefícios da Gelatina?

Aveia, Linhaça, Quinoa e Chia: as Sementes que Fazem Bem

Sua dieta, sua saúde