Arroz Integral

Arroz integral é a opção para quem está de dieta e que não quer deixar de alimentar-se desse carboidrato. Por ser rico em fibras ele se transforma em uma aliado para quem quer emagrecer.

Alimentos Saudáveis, Nutrição

Não tem jeito, o arroz é a comida mais comum no prato dos brasileiros. Há quem não coma feijão, mas o arroz é praticamente unanimidade, e ele combina com todos os pratos.

No entanto, cada dia mais, o arroz branco tem saído de cena e dado espaço para o arroz integral.

Diferença entre Arroz Branco e Arroz Integral

Arroz integral é rico em fibras.

O arroz branco, chamado arroz comum, como conhecemos passa por um processo para ser refinado, onde a casca é retirada e ele é polido. Este processo faz com que ele tenha um prazo de validade maior e que cozinhe mais rapidamente.

Este processo tem as vantagens citadas, mas retira do arroz alguns benefícios que deixam o arroz mais nutritivo.

O arroz integral tem muito mais fibras por manter a casca e o farelo, além de manter as vitaminas e minerais como o selênio.

O arroz branco praticamente fica só o endosperma que é constituído de mais de 80% de amido, até o gérmen é prejudicado com o processo de refinamento.

Arroz Integral na Dieta

O arroz integral é muito utilizado nos cardápios de dieta pois o fato dele ter mais fibras, demora mais tempo a ser digerido fazendo com que a pessoa sinta menos fome, ou seja, ele aumenta a sensação de saciedade.

Uma dieta rica em fibras é o suficiente para emagrecer, mesmo sem alterar muito a rotina alimentar, segundo uma pesquisa americana.

O arroz integral ainda tem baixo índice glicêmico e por isso também é recomendado para quem tem diabetes. Ele libera açúcar aos poucos, por ter o processo de digestão mais devagar, diferente de outros alimentos ricos em carboidratos.

Definitivamente, para quem quer perder peso esta é a melhor escolha pois o arroz integral emagrece e diminui a gordura abdominal, ou seja, ele faz perder barriga. De acordo com uma pesquisa americana que comprovou que as pessoas que consomem este arroz tem até dez por cento menos de gordura na região da barriga que quem não faz esta dieta.

Como Fazer o Arroz Integral

O arroz integral pode ser feito da mesma forma como é preparado o arroz branco, a diferença é que ele vai demorar mais tempo para cozinhar e talvez precise de mais água.

O fato do arroz integral ter uma tom castanho, faz com que as pessoas pensem que ele está sujo e precise ser lavado. Hoje em dia não é necessário lavar o arroz pois o processo de embalagem é feito com bastante higiene. Mas caso veja necessidade, não há mal em lavá-lo.

No caso de cozinhar em panela elétrica é recomendado que deixe o arroz de molho por cerca de meia hora ou mais com três xícaras de água fervente para que ele cresça ainda mais e cozinhe melhor. Algumas panelas elétricas para arroz, vem com uma opção para arroz integral (Brown Rice/Arroz Marrom), se este não é seu caso, acione o timer para meia hora.

Algumas panelas vem com a grade para cozimento de legumes no vapor, neste caso é uma ótima dica para acompanhamento do arroz. É possível cozinhar o legume juntamente com o arroz também, como nos tradicionais arroz com brócolis e arroz com lentilha. E ainda há como usar o micro-ondas em alta potência para fazer o arroz.

Lembrando que uma dica para o arroz ficar com menos calorias é consumi-lo requentado, conforme pesquisa publicada.

O arroz integral tem aproximadamente 111 calorias a cada 100 gramas. O arroz integral não contém glúten.

Embora o preço do arroz integral seja um pouco mais alto que o arroz branco, os benefícios para a saúde compensam o investimento.

Lembrando que o arroz integral é diferente do arroz para risoto, que tem outras características.

Por Vânia nas categorias Alimentos Saudáveis, Nutrição. Tags: , , , , ,

Você vai gostar

Arroz de Risoto: Conheça o Arroz Arbório, Carnaroli e Vianole Nano

Porque Comer Arroz Integral?

Lanche pós-treino: o que comer depois da musculação?