Porque Comer Arroz Integral?

Saiba como o arroz integral pode ajudar a controlar a glicose, o colesterol e ainda promover o emagrecimento saudável.

Alimentos Saudáveis

Estamos sempre enfatizando que algumas mudanças de hábito podem trazer benefícios para a saúde e ajudar no emagrecimento. Esse é o caso da substituição do arroz branco pelo arroz integral, uma medida simples, mas capaz de promover grandes melhorias no organismo.

Sabemos que muita gente torce o nariz para o arroz integral porque ele é escuro, mais durinho e não fica tão bonito no prato. No entanto, depois de conhecer mais sobre o alimento você irá repensar esses preconceitos.

Arroz Branco e Arroz Integral: Qual É a Diferença?

A diferença entre o arroz branco e o arroz integral é bem pequena: uma casca fininha que cobre o grão. Para que ele fique branquinho, é necessário remover toda a casca por meio do polimento. O processamento faz com que o grão perca muitas de suas propriedades, ficando apenas o carboidrato como nutriente principal.

O arroz integral é aquele que não foi polido e que, portanto, não perdeu suas principais propriedades. Por isso, ele mantém um alto teor de fibras, graças à casquinha que fica, além de sais minerais essenciais para o organismo. Pode parecer que essa diferença é quase inexistente, mas na verdade o arroz integral oferece benefícios como a redução do colesterol e o controle do diabetes, enquanto o arroz branco passa longe dessas vantagens.

Arroz Integral

Arroz Integral

Nutrientes do Arroz Integral

Vamos voltar para a película que cobre o arroz. O grão quando colhido é coberto por uma casca espessa, uma película fininha e o endosperma, miolo que contém praticamente só amido. Na produção do arroz integral, é retirada a casca mais grossa, mas a película de proteção é mantida. Nessa película, encontramos substâncias importantes como hidratos de carbono, proteínas e antioxidantes. Ela conta ainda como uma vasta quantidade de sais minerais, como magnésio, fósforo e potássio, além das seguintes vitaminas: A, B1, B2, B6 e B12.

Estudos nutricionais revelam que o grão contém substâncias pró absorção das vitaminas C e E, que atuam de modo muito benéfico em nosso organismo. Outro componente importantíssimo é o magnésio, que nem sempre é suficientemente consumido pela população brasileira. Ele é fundamental para síntese de serotonina, substância responsável pela sensação de bem estar. Além disso, atua na formação dos ossos e cartilagens, bem como contribui para a produção de energia.

Arroz Integral Emagrece?

Várias dietas de emagrecimento propõem a substituição do arroz branco pelo arroz integral. Essa troca se justifica pelos vários benefícios trazidos pela versão integral, incluindo a possibilidade de estimular o emagrecimento. O primeiro ponto a ser observado é quantidade de fibras. A preservação da casquinha faz com que o arroz seja rica em fibras. Elas atuam no organismo de diferentes formas, contribuindo para a perda de peso porque aumentam a sensação de saciedade, reduzem os níveis de gordura no organismo, regulam os picos de glicose e favorecem o bom funcionamento do intestino.

Para que possamos entender melhor todos esses benefício, precisamos pensar no processo de digestão. As fibras não são digeridas pelo organismo humano, mas desempenham um papel importante nesse processo. Em contato com a água, as moléculas de fibra formam uma substância gelatinosa, fazendo com que a digestão se torne mais lenta. Assim, o açúcar e a gordura que ingerimos com os alimentos são assimilados pelo organismo vagarosamente.  Isso causa o controle dos picos de glicose e redução do colesterol.

Vale lembrar também que a fome nem sempre é fruto da falta de alimentação. Por causa da ansiedade, nosso organismo pode criar a falsa impressão de que precisa de comida, fazendo com que comamos mais que o necessário. É aí que entra o magnésio que, como comentamos antes, age nos neurotransmissores. Com a produção de serotonina, a ansiedade é melhor controlada pelo próprio organismo, reduzindo, assim, a compulsão causada pelo nervosismo.

Quanto Comer?

Os principais benefícios do arroz integral podem ser obtidos com uma quantidade diária de 90g do grão, o equivalente a 4 colheres (sopa) bem cheias. Assim, que não gosta muito do arroz integral pode consumi-lo em apenas uma refeição, ainda que o ideal seja a substituição completa de carboidratos brancos. A dica é ir introduzindo o grão integral na alimentação aos poucos. Com o passar do tempo, você vai se acostumar e perceber que o sabor é muito semelhante ao do arroz comum. O que muda é apenas a aparência.

Dicas de Preparo

  • O arroz integral deve ser cozido sem refogar em óleo, o que significa menos gorduras em suas alimentação com o mesmo resultado final;
  • O tempo de preparo do arroz integral costuma ser maior, justamente por causa da película de proteção que o torna um pouco mais rígido. O segredo é começar a preparar um pouco antes e seguir as recomendações do fabricante;
  • Se a consistência do arroz integral te incomoda, é possível torná-lo mais palatável acrescentando legumes como cenoura ralada ou vagem picadinha na hora do cozimento;
  • Para temperar, basta acrescentar alho e sal. Você também pode usar ervas ou outros temperos que agradem o seu paladar.

Por Receitas e Dietas nas categorias Alimentos Saudáveis. Tags: , , , , , ,

Você vai gostar

Dieta dos 8 Grãos

Açúcar de Maçã: Aprenda a Receita Caseira

Aveia, Linhaça, Quinoa e Chia: as Sementes que Fazem Bem