O que é e quais são os benefícios do sal light?
Você já viu o sal light nas prateleiras do supermercados? Este produto pode ser uma boa opção para quem tem pressão alta, mas é importante conhecer suas contraindicações.
Nutrição, Saúde
Andando pelos corredores do supermercado, é possível encontrar vários produtos naturais. Dentre eles está o sal light, que causa bastante curiosidade. Afinal, qual é diferença entre a versão light e o sal comum? Será que ele é mais saudável?
O sal que comemos todos os dias é composto basicamente de cloreto de sódio. Já o sal light é uma mistura de 50% cloreto de sódio e 50% de cloreto de potássio. Ele também tem capacidade de salgar os demais alimentos, porém tem sabor um pouco mais suave.
Ele se destina a quem precisa reduzir a quantidade de sódio consumida diariamente. Porém, diferentemente do que muitas pessoas pensam, ele não resolve todos os problemas nem é totalmente benéfico. O ideal é usá-lo com moderação, mesmo com a redução dos níveis de sódio.
Sal light é bom pra pressão alta?
Um dos grandes problemas atribuídos ao consumo excessivo de sal é a hipertensão. Por isso, quem tem a pressão arterial elevada deve prestar atenção aos alimentos salgados. Nesses casos, a substituição pelo sal light pode ser uma boa opção porque o vilão é o sódio. Como comentamos antes, na composição desse produto, apenas 50% é cloreto de sódio.
A questão está nas quantidades. Por ter menos potencial para salgar os alimentos, o sal light pode ser usado em excesso, mas basta fazer as contas para perceber que se você usar o dobro de sal light no preparo das comidas, acabará consumindo a mesma quantidade de cloreto de sódio.
Sal light emagrece?
Muita gente se pergunta se o sal light é bom para emagrecer. Em certa medida, ele pode sim favorecer a perda de peso porque a redução no sódio impede a retenção de líquidos. Assim, quando optamos pelo sal com menor quantidade de sódio, o organismo começa a desinchar.
O que acontece, portanto, é a diminuição do inchaço causado pelo acúmulo de líquidos. Quem está de dieta pode observar que as medidas reduziram. Também é possível que haja uma pequena diminuição no peso, mas nada muito considerável.
Existem contraindicações?
Quando surge um produto natural tem gente que acredita que o consumo é liberado, mas não é bem assim. Por ter um alto teor de potássio, o sal light deve ser evitado por quem tem problemas renais. Apesar de não prejudicar os rins, esse mineral deixa de ser filtrado adequadamente. Com o acúmulo de sódio, aumenta o risco de doenças cardíacas.
Antes de fazer uso do produto, o ideal é consultar um médico ou nutricionista, principalmente se você sofre com algum problema crônico de saúde. Moderação é sempre uma boa pedida.
Por Mila Silva nas categorias Nutrição, Saúde. Tags: Cloreto de Potássio, Cloreto de Sódio, emagrecimento, pressão alta, Problemas Renais, sal, Sal Light