Suco de Beterraba – O Suco Rosa

Aprenda a preparar o suco rosa, o suco de beterraba que é excelente para aumentar a resistência física antes do treino. Conheça suas propriedades medicinais e se beneficie.

Bebidas

A beterraba é uma planta herbácea, seu nome vem do francês betterave que é a junção das palavras acelga e nabo. (Beterraba em inglês é beet).

A beterraba não é uma raiz, ou seja não é um tubérculo e sim o caule da planta, em algumas vezes descrita como raízes tuberosas. Da mesma forma ela não é um legume no sentido estrito da palavra, pois legume são aqueles frutos que vem dentro de vagens, mas é comum chamar todo vegetal que é consumido na alimentação de legume.

Os Benefícios da Beterraba

Suco de Beterraba – Um suco rosa poderoso!

A beterraba é um excelente alimento e deveria ser um hábito consumi-la. É rica em ácido fólico, ferro e cobre, tem sais minerais (sódio, potássio, e magnésio), carboidrato e vitaminas. Ela é rica em açúcar e é muito usada para a fabricação de combustíveis.

Como o ferro colabora para a o aumento de hemoglobina e plaquetas no sangue, a beterraba é uma poderosa aliada no combate à anemia. Desta forma é um mito dizer que a beterraba afina ou enralece o sangue, ao contrário ela enriquece o sangue, popularmente, ela engrossa o sangue.

A quantidade de glicídeos é de 9,5 g em cada 100 g, a mesma que a cenoura, portanto é mito dizer que os diabéticos não podem comer beterraba, porque aumentaria a glicose. Mas de toda forma a dieta de diabéticos deve ser sempre orientada por um médico.

Outro mito é dizer que a beterraba aumenta o colesterol. A beterraba ajuda a combater o colesterol assim como todo alimento rico em fibras como as frutas e verduras.

O suco de beterraba é alcalino e é indicado para controle do ácido do estômago, além de ajudar no trânsito intestinal devido também à quantidade de fibras.

A beterraba tem poucas calorias e por isso é bom para quem está de dieta para emagrecer. Uma vez que muitas pessoa em algum regime correm o risco de terem carência de alguns nutrientes e ficarem anêmicas. Fazendo bom uso desta planta ela não engorda.

As melhores maneiras de consumir a beterraba é ela crua, na salada ou no suco. Pode ser consumida assada ou cozida também mas nunca frita ou em conserva pois tanto a gordura quanto os conservantes não são indicados para a saúde.

Fonte: Wikipédia

Beterraba para Atletas

Um estudo científico da Grã Bretanha concluiu que consumir beterraba antes do treino aumenta a resistência física até 16% a mais que uma pessoa que não tenha consumido.

Isso se deve ao nitrato que faz com que as pessoas tivessem uma necessidade menor de oxigênio, demorando mais para chegar à fadiga.

Com isso o suco da beterraba seria também um aliado do coração, melhorando a pressão arterial sanguínea.

Suco Detox de Beterraba

O suco de beterraba pode ser consumido de várias maneiras e o mais recomendado seria tomar 500 ml do suco orgânico da planta. Mas fazer misturas com outras verduras e frutas é uma boa dica para variar o sabor e aumentar as vitaminas.

Ingredientes

  • 1 beterraba pequena
  • 1 cenoura pequena
  • 1/2 limão thaiti
  • 1 maçã
  • 1 laranja
  • 1 colher de sopa de linhaça
  • 1 colher de sobremesa de gengibre em raspas
  • 1 molho de hortelã ou salsinha
  • 200 ml de água

Modo de Fazer

Descasque os legumes e frutas, retire as sementes e o miolo branco do limão. Corte em pedaços e bata no liquidificador ou processador junto com os demais ingredientes.

O suco vai ficar com uma coloração bonita e muito saudável.

O suco de beterraba não é indicado para bebês que devam ser alimentados exclusivamente pelo leite materno. Converse com o pediatra ou nutricionista para saber o momento certo de introduzir este tipo de alimento, suco ou papinha para sua criança.

Por Vânia nas categorias Bebidas. Tags: , , , ,

Você vai gostar

Suco de Inhame para a Pele e Contra a Dengue

Suco Detox das Estrelas

Vitamina de Alfarroba e Banana

Comentários (1)

  • emily disse em 14/03/2017 às 15:54:

    Essa receita engrossa mesmo o sangue?