Fubá Engorda? Tem Glúten?

O fubá é um alimento rico em carboidratos, além de ser fonte de vitaminas e antioxidantes. Saiba mais sobre a farinha e veja se ela contribui para o ganho de peso.

Saúde

O fubá é muito usado como alimento para erradicar a desnutrição, porque contém alto teor calórico, fibras e nutrientes importantes para o nosso organismo. Por ser derivada do milho, a farinha contém betacaroteno, um antioxidante que melhora a visão, a saúde dos ossos e a imunidade. Além disso, o fubá possui vitaminas do complexo B (B1 e B3), bem como vitamina K, que ajuda na coagulação do sangue.

Em relação à farinha de trigo, o alimento tem o dobro da quantidade de fibras, ajudando a combater a prisão de ventre.

Fubá Tem Glúten?

O glúten é uma proteína contida naturalmente em alguns grãos. Recentemente, ele vem sendo alvo de debater calorosos. Alguns especialistas defendem que todas as pessoas têm, em maior ou menor grau, algum tipo de intolerância ao glúten, o que levaria a inflamações e ganho de peso. No entanto, essa teoria não é totalmente aceita pela ciência, pois não existem estudos suficientes que comprovem os malefícios do glúten para todas as pessoas.

O que se sabe hoje é que um grupo de pessoas tem alergia ou intolerância ao glúten. Esse problema é conhecido como doença celíaca e atinge cerca de 1% da população. Como a farinha é a principal fonte de glúten, os celíacos precisam encontrar alternativas ao consumir pães, biscoitos, bolos e outros alimentos. O fubá pode ser uma ótima opção, pois não contém glúten e é bastante nutritivo.

Bolo de Fubá

Bolo de Fubá

Fubá Engorda?

Essa é uma pergunta complicada, pois o ganho de peso depende muito da quantidade de alimento ingerida. O fubá costuma ser usado em dietas para engordar, por causa do alto teor energético. Nesses casos, a pessoa acrescenta fubá ao preparo de outros alimentos para ingerir mais calorias durante o dia e ganhar peso de forma saudável.

Com relação às calorias, 40 g de fubá (o equivalente a meia xícara de chá) têm cerca de 135 kcal. O teor calórico é alto, mas menor que o da aveia, por exemplo, que tem 140 kcal para 30 g, ou que a farinha de trigo que tem 180 kcal para 40 g. Por ser fonte de fibras e vitaminas, ele pode até ajudar no emagrecimento.

Se for consumido em quantidades moderadas, o fubá não interfere no peso. Ele precisa substituir outras formas de carboidrato, como a farinha ou o arroz. Também é preciso pensar nos complementos, pois o uso de outros alimentos calóricos juntamente com o fubá podem prejudicar a dieta. A dica, portanto, é não exagerar e balancear a alimentação.

Por Mila Silva nas categorias Saúde. Tags: , , , , , , ,

Você vai gostar

Qualquer Dieta Emagrece?

Doença Celíaca: O que é, Sintomas e Tratamento

Os Benefícios do Coco Seco