Receita Caseira de Salada César ou Caesar Salad 

Salada Caesar ou Caesar Salad é uma receita deliciosa que leva: alface, queijo ralado, croutons e molho ranch em sua composição. A salada pode ser incrementada com diversas maneiras, que vão desde alterações no preparo do molho até a inclusão de outros ingredientes. Confira a receita e as opções de carne que podem acompanhar o prato.

Alimentos Saudáveis, Light, Receitas

Está cada vez mais comum chegar ao restaurante e ter como opção de entrada, uma diversidade de saladas. Também está caindo no gosto do consumidor a salada como acompanhamento de um prato menos saudável, como é o caso de hambúrgueres e sanduíches. Para suprir essas tendências, muitas estabelecimentos investem em combinações que são sucesso no exterior, para compor os cardápios brasileiros.

A Salada Caesar ou Caesar Salad , por exemplo, são bem conhecidas no mundo todo e fazem grande sucesso nas redes de restaurantes Outback, McDonald’s, Bob’s e Burger King. No Brasil, a receita também é famosa pelas mesmas marcas, mas o sucesso absoluto é a reprodução da receita, em casa.  A receita da salada caesar foi se modificando ao longo do tempo. Afinal, é uma salada a granel que pode ser modificada de acordo com o paladar freguês.

Em sua forma original a receita é baseada em alface, queijo ralado, cratons e molho Ranch.  Acredita-se que a combinação tenha sido originada por volta de 1930, pelo chefe italiano, Cesare Cardini. Quando surgiu, a salda era conhecida como salada dos aviadores, por ser um dos pratos mais pedido por pilotos em hotéis de alto padrão.

Normalmente a salada é um prato light, por ser composta por ingredientes de baixa calorias, porém, é importante salientar que a Caesar Salad foge à essa regra. Os ingredientes dessa salada são mais calorias e, consequentemente, não recomendados para quem busca perder peso. Entretanto, quando consumida como prato único pode ser uma boa opção para quem está de dieta. Saiba como preparar.

Caesar Salad

Caesar Salad: Saiba como preparar

Receita de Salada Caesar ou Caesar Salad

Ingredientes:

Salada

  • 1 filé de frango grelhado
  • 1 pé de alface americana
  • 1 xícara de croutons
  • meia xícara de parmesão ralado grosso
  • tomate cereja à gosto

Molho Caesar

  • 5 colheres de maionese light
  • 3 colheres de azeite
  • 1 molho de cheiro verde
  • 1/2 caixa de creme de leite light
  • 1 xícara de parmesão ralado fino
  • 3 cabeças de alho
  • 1 colher de suco de limão
  • sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:

Molho

Para preparar o molho que tempera essa salada, basta bater todos os ingredientes no liquidificador, até formar um mistura cremoso e homogênea. Em seguida, reserve por duas horas,  para que o sabor fique mais apurado. Enquanto isso, fatie o filé de frango em tiras de tamanho médio e reserve.

Montagem

Para montar a salada forre o fundo de uma travessa com a alface rasgada em tamanhos médios. Cubra com o frango e regue com o molho. Para completar a montagem, acrescente croutons que devem devem cobrir todo o prato, por fim, acrescente o queijo parmesão (ralado em ralo grosso) e os tomates à gosto.

Sugestões para Inovar na Receita

Para compor uma salada a granel é importante considerar a versatilidade dos ingredientes base. É que eles são facilmente recombinados com outros ingredientes e deve ser substituído para agradar o consumidor. Confira as sugestões.

  1. É possível substituir o frango grelhado por: filé de peixe grelhado , atum, salmão, camarão ou bacon;
  2. No preparo do molho, também, é aceito a adição de anchovas ou aliche, mas é preciso ficar atento. Ambos os ingredientes devem ser levados ao liquidificador para bater e, em seguida, devem ser coados, antes que sejam misturados aos demais ingredientes;
  3. Para acompanhar o alface, verduras como a rúcula e o agrião, podem ser acrescidas no preparo, complementando o sabor da receita;
  4. Também é possível trocar o creme de leite por iogurte natural. Nesse caso, o mais importante é a consistência e ambos os ingredientes apresentam resultados satisfatórios;
  5. Além das formas de consumo apresentadas nesse post, a salada também pode ser ingerida como recheio de wrap.

Dica: Caso não encontre croutons em supermercado ele também pode ser produzido em casa. Basta cortar o pão de forma em cubinhos e leve ao forno para tostar com um fio de azeite e orégano.

Por Vânia nas categorias Alimentos Saudáveis, Light, Receitas. Tags: , , , , , , , ,

Você vai gostar

Pão de Queijo de Tapioca

Salada Verde

Filé de Peixe Grelhado na Frigideira