Polvilho Doce ou Azedo: Descubra a diferença.

Você provavelmente já ouviu falar no polvilho, mas sabe a diferença entre a versão doce e a azeda? Sabe quando usar cada uma delas? Foi sobre isso que conversamos nesse post, confira e aprenda duas receitas simples e deliciosas utilizando os dois tipos de polvilho que tem características diferentes devida fermentação no polvilho azedo e moagem do polvilho doce.

Alimentos Saudáveis, Receitas

Presente em receitas de biscoitos, rosquinhas, entre outras opções, o polvilho também é uma das estrelas principais dos tradicionais pães de queijo. Fabricado a partir da mandioca, esse ingrediente é livre de glúten e gorduras. Por esse motivo é muito recomendado em diversas dietas e para quem se encontra no processo de reeducação alimentar.

O polvilho também tem uma característica típica da mandioca, que é proporcionar uma sensação de saciedade mais rapidamente, ajudando na difícil missão de perder peso. Além dessas, existem outras características e propriedades benéficas nesse ingrediente, entretanto este não é nosso objetivo aqui.

Se você tem um pouco de familiaridade com o polvilho sabe que existe duas variações, doce e o azedo. No post de hoje você vai entender a origem dessa diferença e aprender a como usar as duas variações em duas receitas simples e deliciosas.

Polvilho Doce ou Azedo

A classificação entre os tipos de polvilhos ocorre de acordo com a acidez apresentada por cada variação. Todos são conhecidos como fécula da mandioca e são produzido de maneira parecida, entretanto o nível de fermentação altera o sabor do ingrediente, de tal forma que abre espaço para a criação dos dois tipos de polvilhos que conhecemos.

O que ocorre é que as duas versões são originadas na decantação da mandioca, porém após esse processo o polvilho doce é seco e moído, enquanto isso o polvilho azedo é fermentado para só depois passar pelo processo de secagem e moagem.

É justamente por conta dessa etapa de fermentação que os sabores finais são tão diferentes. Tornando os traços da versão azeda mais intensos que o sabor do polvilho doce. Agora que você sabe o que diferencia os dois ingredientes, pode ter algumas dúvidas ao decidir qual versão usar.

polvilho

Saiba como usar cada tipo de polvilho.

Como usar cada variedade?

O uso do polvilho vai variar de receita para receita e depende de diversos fatores. A polvilho azedo tem como característica ter um sabor mais intenso e ácido, ele também ganha uma estrutura mais fofinha quando assado. Já o polvilho doce, apesar de ter um sabor mais suave, ao ser assado ganha um aspecto mais compacto e cremoso.

Justamente por conta dessas diferenças, a maioria das receitas são feitas a partir da mistura das duas variedades, dessa forma é possível buscar um equilíbrio entre os sabores e as texturas. Obviamente isso depende do resultado desejado na sua receita e não representa uma regra para o uso do ingrediente. A seguir você irá conhecer duas receitas diferentes, uma com cada variedade do polvilho. Confira!

Receita de Pão de Queijo

Ingredientes

  • 500g de polvilho azedo;
  • 1 copo americano de água;
  • 1 copo americano de leite;
  • 1/2 xícara de óleo;
  • 100g de queijo parmesão ralado;
  • Sal a gosto;
  • 2 ovos.

Modo de Preparo: Em uma panela, comece fervendo a água e em seguida acrescente o leite, o óleo e o sal. Feito isso, adicione o polvilho, misture bem, desligue o fogo e comece a sovar a massa resultante. Quando a massa estiver morna adicione o queijo parmesão ralado e os ovos. Misture bem, unte as mãos com manteiga e enrole as bolinhas de massa.

Em uma assadeira também untada, coloque as bolinhas de forma espaçada e asse em forno médio (180º C), preaquecido por cerca de 40 min. Após esse período retire do forno e sirva ele ainda morno. Essa receita rende 30 porções do salgado.

Receita de Bolinhas de Queijo com Presunto

Ingredientes

  • 500g de queijo prato ralado;
  • 3 ovos;
  • 100g de polvilho doce;
  • 3 fatias de presunto.

Modo de Preparo: Em um recipiente junte o queijo, os ovos e o polvilho. Misture bem, cubra e leve à geladeira por cerca de 2 horas. Enquanto isso enrole as fatias de presunto e corte em mini rolinhos, de acordo com o tamanho que ficará sua bolinha.

Com as mãos molhadas, para facilitar o manuseio da massa, faça bolinhas com a mistura que estava na geladeira. Abra um buraco no meio dela, coloque o rolinho de presunto e tampe. Faça isso com toda a massa.

Enquanto isso aqueça o óleo em uma panela e frite as bolinhas em óleo bem quente, isso é necessário para garantir a crocância na casca do salgado. Sirva as bolinhas ainda quentes.

E ai, gostou de saber a diferença entre os tipos de polvilho? Ficou com alguma dúvida? Deixa aqui nos comentários que teremos o maior prazer em te ajudar.

Por Ana Liberato nas categorias Alimentos Saudáveis, Receitas. Tags: , , , , ,

Você vai gostar

Tortinhas de Tomate e Queijo de Cabra - Receita

Coquetel Fluidificador de Membranas - Receita

Vitamina de Alfarroba e Banana