Peixe Assado no Forno

Aprenda a preparar um delicioso peixe assado no forno com batatas. Uma receita prática que pode ser feita com vários tipos de peixes.

Receitas, Saúde

Para quem quer ter uma alimentação saudável, o peixe é sempre uma ótima opção de proteína, juntamente com o frango. Mas para que ele seja realmente saudável, o ideal é que ele não seja frito. Desta maneira, as melhores formas de consumir o peixe é ele cozido, assado ou grelhado. Quando se frita algum alimento, além de perder alguns nutrientes essenciais, também se acrescenta uma enorme quantidade de gordura ao prato, o que pode causar doenças cardiovasculares e também o ganho de peso.

O Organização Mundial de Saúde recomenda o consumo de peixe pelo menos duas vezes na semana. O ômega 3 é um dos seus principais componentes.

Já ensinamos a fazer o peixe grelhado na frigideira, e peixe à moda árabe, agora vamos ensinar a fazer o peixe assado com batatas e cebolas, um prato simples e delicioso.

O peixe para assar nessa receita pode ser o Cação em postas, Pintado,  Salmão, Tilápia ou outro de sua preferência. O filé de Merluza, por ser muito fino, pode não ficar tão bom, mas caso seja o seu preferido, pode ser também.

A receita vai depender do tamanho do peixe e da quantidade de convidados.

Ingredientes

Peixe assado no forno com batatas.

  • 10 batatas pequenas (bolinhas)
  • 1 quilo de peixe
  • 2 cebolas grandes
  • azeite
  • limão
  • orégano
  • sal
  • pimenta do reino
  • alecrim

Modo de Preparo

A primeira dica é comprar o peixe em local de sua confiança, para se ter certeza de que está fresco. Depois de levar para casa, limpe o peixe, corte em postas, e tempere com sal, azeite, orégano, alecrim, limão, sal e pimenta. Reserve.

Descasque as batatas e corte-as no meio verticalmente ou corte em rodelas de espessura média. Descasque e corte as cebolas em fatias.

Forre uma assadeira com papel alumínio e deixe um pedaço sobrando para as laterais para que depois ele possa cobrir a receita. Unte o papel com um pouco de azeite.

Forre a assadeira com as batatas, coloque um fio de azeite por cima das batatas e salpique um pouquinho de sal e pimenta do reino.

Por cima das batatas coloque as cebolas. E a última camada é das postas do peixe.

Pincele bastante azeite por cima do peixe para hidratá-lo.

Feche o papel laminado e leve ao forno pré aquecido.

Deixe assar por meia hora coberto, depois abra, com cuidado o papel e deixe assar por mais cerca de 10 a 15 minutos para dourar o peixe.

Sirva com arroz branco e salada verde, vinagrete ou legumes no vapor. Para quem não estiver de dieta, a boa e velha farofa também é um ótimo acompanhamento.

O peixe pode ser fresco, mas pode ter sido congelado também. Sem problemas.

Por Vânia nas categorias Receitas, Saúde. Tags: , , ,

Você vai gostar

Arroz Temperado com Amêndoas

Berinjela com molho de tomate e temperos torrados

Salada surpresa de cuscuz