Bolo de Chocolate – Receita

Deliciosa receita de bolo de chocolate, super fácil de fazer e muito saboroso. Ótimo para o fim de semana, esse bolo agrada a todos!

Receitas

A receita de hoje é bem simples, porém não deixa de ser importante. Afinal, praticamente todas as pessoas gostam de um bom bolo de chocolate, mas nem todos sabem como fazer. E em meio a tantas receitas light’s e diet’s, precisamos fazer uma pausa para um pouquinho de doce na vida, não é mesmo? Porque a gente também precisa de um pouco de prazer e indulgência nessa vida, com moderação, é claro!

Então vamos ver agora uma receita de bolo de chocolate para adoçar o seu lanche da tarde. As crianças vão amar! E é claro, que os adultos também!

Ingredientes

  • 2 xícaras (de chá) de farinha de trigo peneirada
  • 1 xícara (de chá) de chocolate em pó Garoto (ou outra marca)
  • 1 xícara (de chá) de açúcar cristal
  • 2 ovos inteiros
  • 1 xícara (de chá) de óleo
  • 1 xícara (de chá) de leite ou café (fervendo)
  • 1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de Preparo

Bolo de chocolate

Pré-aqueça o forno a uma temperatura média por cerca de 10 minutos. Enquanto isso, peneire a farinha de trigo e o chocolate em uma vasilha. Misture e reserve. Bata com uma batedeira os ovos junto com o açúcar até formar uma gemada ou o creme ficar claro. Adicione o óleo, batendo sempre, e coloque aos poucos o café, intercalando com a mistura de farinha de trigo e chocolate. Bata até formar uma massa homogênea com todos os ingredientes (menos o fermento). Por último, acrescente o fermento em pó e misture com uma colher na massa já pronta. Depois de colocar o fermento, não bata na batedeira.

Coloque em uma forma untada e enfarinhada, e asse em forno médio por 30 ou 40 minutos, dependendo do seu forno.

Calda de Chocolate

O bolo sozinho já é maravilhoso. Cai muito bem com um café novinho ou um chá no meio da tarde. Mas há quem goste de incrementar esta receita, adicionando uma calda de chocolate sobre o bolo. Se você não está de dieta e não tem problemas com a glicose, aprenda a fazer esta deliciosa calda para deixar o seu bolo ainda mais gostoso.

Ingredientes para a calda

  • 4 colheres (de sopa) de leite
  • 1/2 xícara (de chá) de chocolate em pó
  • 1 colher (de sopa) de manteiga ou margarina
  • 1 xícara (de chá) de açúcar

Como fazer a calda

Coloque a manteiga ou margarina em uma panela e espere derreter. Logo após acrescente o leite, o açúcar e o chocolate em pó, misturando bem. Deixe em fogo médio até ferver. Depois que ferver, abaixe o fogo e deixe fervendo aproximadamente 2 minutos. Desligue o fogo e despeje a calda ainda quente sobre o bolo. Não deixe esfriar, ou ela endurecerá e não cobrirá todo o bolo.

Agora é só esperar o bolo e a calda esfriarem para comer! Com a calda, este bolo pode até mesmo ser usado como sobremesa. E se quiser, ainda pode enfeitar com granulado de chocolate ou colorido. É uma boa forma de incentivar as crianças a comer bolo. Sempre com moderação, é claro!

Por Paula nas categorias Receitas. Tags: , , , , , , , , , , , ,

Você vai gostar

Bolo de Banana - Receita

Receita de Bolo de Cenoura com Cobertura de Chocolate

Bolo de Milho de Liquidificador