Quanto Tempo Demora para Voltar o Corpo Depois da Gravidez?

Saiba quanto uma mulher engorda durante a gravidez e quanto tempo demora para ela emagrecer e voltar a ter um corpo normal como antes.

Beleza e Fitness, Saúde

Ser mulher não é fácil, todas nós sabemos disso. Temos que dar conta de muitas coisas ao mesmo tempo: casa, trabalho, filhos, marido… e de nós mesmas! Temos que conseguir tempo nas únicas 24 horas do dia para poder trabalhar, ser mãe, esposa e ainda termos uma boa saúde e um corpo em forma. Tudo isso demanda tempo e dedicação.

Cuidar do bebê, cuidar da nossa saúde mental e ainda ter tempo para voltar o corpo depois de ganhar um bebê não é tarefa simples.

Mas uma das fases mais complicadas da vida de uma mulher é o puerpério, que é a fase após o parto, onde estaremos sofrendo as mudanças no corpo físico e na mente, nas emoções, na psique. O puerpério termina quando a mulher volta a ovular, e seus hormônios voltam ao normal. Isso vai variar de mulher para mulher. Normalmente as mães que não amamentaram voltam com a ovulação e a função reprodutiva cerca de 8 semanas após o parto, mas as que amamentam podem terminar essa fase aproximadamente de 6 a 8 meses após o nascimento do bebê.

Quanto a Mulher Engorda na Gravidez?

Toda mulher tem medo de engordar muito durante a gravidez. Para uma mulher que tenha um corpo normal antes de engravidar, que não seja magra demais nem acima do peso, é ideal que ela aumente de 11 a 15kg durante toda a gestação. Então, aumentar 15kg numa gravidez pode ser o ideal, e saudável, e enquanto se está grávida não é recomendado fazer dietas e nem mesmo restringir demais a alimentação. A mãe tem que ter uma alimentação saudável e balanceada, de preferência com acompanhamento de um nutricionista, pois melhor que dieta é a reeducação alimentar.

Faça como Angélica e outras artistas e recupere seu corpo após ter filho.

Logo assim que o bebê nasce a mãe perde cerca de 4 a 5kg, podendo chegar a 6kg, e logo nas primeiras semanas perde mais um pouco de peso devido aos líquidos que estavam retidos no corpo, é quando vemos que a mulher desincha. Mas depois disso a perda do peso é muito lenta. A mãe começa a ter uma vida normal com o filho, já se acostumou com a novidade de ter uma criança para cuidar, tudo parece estar dentro do esperado, mas o corpo ainda não voltou e é aí que começa a surgir as preocupações de quanto tempo ainda falta para ter o corpo que tinha antes da gravidez.

Orientações e Dicas para Emagrecer Após o Parto

  • Primeira coisa é ter a consciência que amamentar emagrece. Então, se você puder, amamente bastante, será bom para o seu filho crescer com saúde, ganhando peso a cada mês e você indo no caminho oposto, emagrecendo a cada mamada. Mas fique atenta porque como amamentar emagrece, pois você perde cerca de 750 calorias no dia, você terá mais fome. Tem que se alimentar bem, mas tome cuidado para não exagerar e acabar engordando ao invés de emagrecer. O ato de amamentar também ajuda a diminuir a barriga pois libera no organismo o hormônio oxitocina que faz com que o útero diminua de tamanho, voltando ao normal, e você perde aquela barriguinha.
  • Ficar em casa cuidando do bebê, sem trabalhar e com mil coisas passando na cabeça sobre seu futuro, o futuro do seu filho, tudo isso pode causar uma ansiedade enorme. E ansiedade faz engordar. Pois a maioria das pessoas tentam driblar a ansiedade comendo. Não caia nessa.
  • Coma mais fibras. As fibras dão aquela sensação de estômago cheio, de saciedade, de que não precisa comer mais e tem poucas calorias. Então opte por ingerir verduras, legumes e frutas.
  • Com a alimentação já controlada, você pode começar a investir em outras coisas que darão resultado rápido como as massagens; massagem redutora, drenagem linfática, eletroestimulação e talassoterapia.
  • As mamães podem começar a praticar exercícios físicos leves depois de três semanas de um parto normal, e seis semanas para quem teve parto cesariana. Para quem teve cesárea não deve fazer abdominal por até três meses. Prefira exercícios na água, como hidroginástica leve, sem muito esforço. As caminhadas são uma ótima alternativa e você pode levar seu bebê com você no carrinho. O pilates também é uma boa recomendação, desde que em uma boa clínica onde o fisioterapeuta tenha conhecimento para trabalhar com mães nesta fase. A ioga também é um excelente exercício principalmente se tiver momentos de meditação. Mas claro, as posições devem ser adequadas para não prejudicar ao invés de ser benéfico.

Cuidar do corpo e da aparência, melhoram a auto estima de qualquer pessoa, principalmente da mulher que acabou de ter um filho. A depressão pós parto tem outros fatores, mas a autoestima estando em dia é mais uma forma de evitar esse mal.

Tendo todos esses cuidados você estará com o corpo em forma até o fim da licença maternidade!

Por Vânia nas categorias Beleza e Fitness, Saúde. Tags: ,

Você vai gostar

Conheça 5 Alimentos para uma Pele Bonita

Qual Meu Peso Ideal Para Minha Altura

Botox: Como Usar e Não Exagerar