Qual É o Melhor Alimento Termogênico Para Perder Peso?

Os alimentos termogênicos aceleram o metabolismo e, consequentemente, ajudam na queima de gorduras. Saiba mais sobre esse processo e veja o que comer para gastar calorias.

Alimentos Saudáveis, Nutrição

Os alimentos termogênicos são aqueles que aceleram o metabolismo elevando a temperatura natural do organismo. Eles são indicados para a perda de peso justamente poque aumentam o gasto calórico diário. Além disso, são ótimos para dar mais energia na realização do treino para ganho de massa muscular.

As mudanças de peso estão ligadas ao funcionamento do metabolismo. O que comemos é usado pelo sistema metabólico para gerar energia para o funcionamento do organismo.

Caso a ingestão de calorias seja maior que a necessidade do corpo, o excesso é armazenado na forma de gordura. Pelo contrário, quando ingerimos menos calorias que gastamos, o corpo é obrigado a queimar as gorduras armazenada para obtenção de energia.

Por isso, comer alimentos que aceleram o metabolismo é uma ótima forma de perder peso. Como o gasto calórico diário se torna maior com os termogênicos, o saldo negativo levará à queima de gorduras.

Alimentos termogênicos

Na imagem podemos ver alguns alimentos termogênicos

Alimentos Termogênicos

  • Cafeína: o café e outros alimentos que contêm cafeína (chá mate, guaraná, chocolate e outros) são capazes de estimular o funcionamento do metabolismo.
  • Gengibre: a raiz de origem oriental acelera a queima de calorias. Por ser também um anti-inflamatório natural, o gengibre atua nos processos de inflamação que podem levar à obesidade
  • Canela: a especiaria é cada vez mais indicada para as dietas de emagrecimento. Ela contém substâncias que regulam o glicose, ajudando no controle do diabetes. Além disso, tem ação termogênica, tornando o metabolismo mais rápido.
  • Cravo-da-índia: os óleos essenciais do cravo são muito bons para a saúde. O chá feito com a especiaria é ótimo para o emagrecimento e também para afastar doenças. Uma boa dica é combinar o cravo com a canela, potencializando o efeito emagrecedor.
  • Pimenta vermelha: ela contém uma substância chama capsaicina, que age elevando a temperatura natural do organismo. A pimenta também fortalece as defesas do organismo e pode melhorar a digestão.
  • Chá verde: o chá feito com as folhas da camellia sinensis se tornou famoso por ajudar na perda de peso. Além de acelerar o funcionamento metabólico, ele também ajuda na desintoxicação e tem efeito diurético.
  • Ômega 3: vários estudos mostram que o ômega 3 pode melhorar os níveis do colesterol e prevenir doenças. Alimentos ricos nesse tipo de gordura, como salmão, sardinha e castanha-do-pará também são ótimos para a perda de peso.

O Melhor Termogênico

Estudos mostram que a ingestão de pimenta vermelha pode elevar em até 20% o gasto calórico. O ideal, para tanto, é consumir 3 g do alimento todos os dias. Já o gengibre pode acelerar o metabolismo elevando o consumo energético em 10%. Os dois alimentos são ótimos termogênicos e podem ser acrescentados na dieta em pequenas quantidades.

Porém, o melhor termogênico para emagrecer é aquele que funciona para o seu organismo. O metabolismo de cada pessoa é diferente e pode reagir de forma variada ao consumo desses alimentos. Experimente, varie nos termogênicos escolhidos e siga uma alimentação balanceada. Assim é possível perder peso de forma mais saudável.

Por Mila Silva nas categorias Alimentos Saudáveis, Nutrição. Tags: , , , , , , , ,

Você vai gostar

Sua dieta, sua saúde

Alimentos Termogênicos

Quinoa