Óleo de Coco

O óleo de coco serve mesmo para emagrecer? Conheça a discussão envolvendo este alimento, onde tem a turma que afirma que ele é bom para emagrecer e os que rebatem dizendo que não passa de uma grande besteira.

Alimentos Saudáveis

O óleo de coco está sempre no centro de uma polêmica, alguns afirmam que ele é sim capaz de emagrecer, enquanto outros consideram um grande equívoco visto que um alimento rico em gordura não poderia emagrecer.

O que podemos afirmar é que estudos científicos confiáveis ainda não foram feitos para que se chegue a esta conclusão. O que se sabe por enquanto é sobre algumas das propriedades presentes nele e o depoimento de quem já se beneficiou com o produto.

Vejamos os dois lados desta discussão e vamos descobrir quais são os seus benefícios e malefícios.

Óleo de Coco Engorda

O óleo de coco está no centro de um debate sobre seus malefícios e benefícios.

O lado que é contrário ao uso do óleo de coco, e diz que ele faz mal à saúde diz que não é possível que um óleo que tenham mais calorias que a manteiga possa emagrecer. Além disso o óleo de coco é uma gordura saturada que não é boa para a saúde.

Seus efeitos podem afetar o colesterol e o fígado. Uma outra aparente desvantagem do uso do óleo de coco é que ele aumenta a resistência à insulina o que pode futuramente ser ruim devido à possibilidade de surgimento de diabetes.

Os médicos que são contrários à ideia de que o óleo de coco é bom para emagrecer, admitem que ele não é só malefícios também e recomendam apenas que ele não seja usado como suplemento da alimentação, mas que ele pode sim ser substituído por outros tipos de óleos no preparo de comidas. Ele serve para substituir a manteiga do pão também.

Desta forma, o uso de cápsulas deve ser evitado por ser apenas um complemento.

Óleo de Coco Emagrece

A corrente que prega que seu uso emagrece tem algumas teorias para que isso seja possível, primeiramente pelo fato de sua gordura ser de cadeia média, ou seja é metabolizado mais rápido, alguns afirmam que ele é um alimento termogênico e que isso ajuda na queima de calorias.

Quanto ao colesterol, há pesquisas, mas não muito conclusivas, de que ele ajudaria sim a melhorar o colesterol bom e a diminuir o colesterol ruim (HDL e LDL respectivamente). Esta mesma pesquisa chegou a concluir que realmente um dos benefícios do óleo de coco é a perda de barriga, com redução de medidas na região abdominal.

Mas até mesmo a turma que é a favor do óleo de coco deixa claro um ponto, não adianta nada consumir o óleo e não manter uma dieta saudável e praticar exercícios físicos.

Muita gente quer saber como tomar o óleo de coco, a orientação é que a quantidade diária não ultrapasse 4 colheres de óleo. O consumo exagerado além de ser prejudicial pode ocorrer problemas intestinais ou outro efeito colateral. Desta forma, é melhor usar ele em substituição ao azeite para temperar saladas e preparar a comida ao invés de usar ele, além do óleo já diariamente consumido.

Outra recomendação é que o óleo para ser consumido deve ser o extra virgem, o óleo de coco refinado não tem as mesmas propriedades que o extra virgem que é não refinado e portanto mais natural.

O óleo de coco líquido pode ficar pastoso dependendo da armazenagem (não precisa colocar na geladeira) ou na época do frio, caso isso aconteça, aqueça ele para que volte à forma líquida.

Se o óleo de coco for usado de forma moderada não tem contra-indicações pois é um óleo vegetal assim como o de soja, girassol ou o azeite, a não ser que você tenha recomendação de consumir estes tipos de óleos, ele não faz mal.

Uma vantagem do óleo de coco em relação aos demais óleos vegetais é o fato de que ele contém ácido láurico que é um anti-inflamatório e antioxidante.

Onde Comprar

O óleo de coco se popularizou bastante e já é possível encontrá-lo nos supermercados e drogarias. Mas caso não seja encontrado nestes estabelecimentos, é fácil encontrá-lo em casas de produtos naturais.

Uma outra alternativa é a compra feita pela internet. Normalmente são vendidos em potes de vidros em quantidade de 500ml ou 200ml a marca mais conhecida é a Copra mas existem outras e o preço varia.

Óleo de Coco para Pele e Cabelos

O mesmo óleo de coco usado para comer e ajudar no emagrecimento é usado para tratamento estético. O óleo de coco é usado para hidratar os cabelos e a pele e é um dos queridinhos das famosas e modelos.

O óleo de coco é adicionado à outros produtos hidratantes para potencializar seu efeito. Desta forma, não é para usá-lo puro e diretamente nos cabelos ou na pele e sim colocar algumas gotas no seu creme preferido.

Há quem use o óleo de coco no rosto, mas é contraindicado no caso de pessoas com pele muito oleosa.

Por Vânia nas categorias Alimentos Saudáveis. Tags: , ,

Você vai gostar

Os Benefícios do Óleo de Coco Natural

Chia Emagrece

Quinoa