Receita de Molho Branco com Creme de Leite

Aprenda a fazer um delicioso molho branco com creme de leite para ser utilizado em diversos pratos. Peixes, tortas, carnes e massas combinam muito bem com essa receita. Saiba como incrementar seu molho e opções para adicionais.

Receitas

Chega a ser difícil apontar uma prato mais coringa que macarrão. Basta cozinhar a massa e adicionar qualquer molho que já fica maravilhoso. Se tiver um queijo para dar aquela finalizada no prato então, é de dar água na boca só de pensar. Você pode estar se perguntando qual molho pode incrementar sua receita além do tradicional molho bolonhesa. O molho branco é perfeito para compor pratos. Simples, rápido e fácil de ser combinado com outros sabores, este molho é ideal para macarrões, panquecas, carnes e mais.

O nosso molho branco, adaptado ao povo brasileiro, vem do tradicional molho francês bechamel. Ele foi criado pelo jovem cozinheiro Antonio Carême, no século XIX. Originalmente é um molho feito com farinha de trigo, manteiga e leite. O nome bechamel tem diversas origens. Uma delas é referente a  Louis Béchameil de Nointel, mâitre do Rei Luix XIV, que já cozinhava molhos com base de creme de leite pois queria umedecer sua receita de bacalhau. Já outra diz que a receita do bechamel foi publicada no livro Le Cusiner François, por François Pierre.

Antigamente, dizia-se que o molho branco era um velouté com creme de leite. Hoje, diz-se que é feito a partir de um roux, com especiarias que definem o sabor. Roux é um espessante a base de manteiga e farinha de trigo. No post de hoje vamos te apresentar uma receita fácil e deliciosa de molho branco para você incrementar seus pratos e descobrir novos sabores deliciosos. Confira:

Receita de Molho Branco

Para realizar este molho delicioso e com bastante sabor, você irá precisar de:

  • 1 cebola pequena picada;
  • 1 colher de manteiga;
  • 1 caixa de creme de leite;
  • 1/2 litro de leite;
  • 1 colher (sopa) cheia de maisena;
  • 1 xícara de parmesão ralado;
  • pimenta do reino;
  • sal a gosto.

Em uma panela, coloque a margarina e leve ao fogo. Em seguida frite a cebola piqueé. Esta é uma técnica em que se corta a cebola ao meio e coloca em cada fatia, na superfície, uma folha de louro presa com dois cravos. Esta técnica produz muito mais sabor. Adicione a pimenta , a margarina e o sal. Quando a cebola já estiver transparente coloque o creme de leite e deixe cozinhar por cerca de 3 min. Enquanto isso, dissolva a maisena no leite e depois adicione na panela.

molho de macarrão

Receita de Molho Branco Para Macarrão

Mexa o molho, sem parar para que ele não empelote, até que ele comece a apresentar uma textura mais grossa. Quando ele chegar ao ponto de parecer um creme, e já tiver ganho uma estrutura mais firme, adicione o queijo, misture bem e pronto. Preste bastante atenção para que o molho não queime, pois isso deixa um gosto amargo. Saberá que o molho está na espessura correta quando ele cobrir o fundo da panela mas não voltar ao lugar depois de passada uma colher.

O molho está pronto, sirva quente e bom apetite! Essa receita demora cerca de 30 min para ficar pronta e rende, em média, 8 porções.

Como usar o molho branco?

Outras opções para o molho branco é adotar iogurte desnatado em detrimento da maisena ou farinha, adicionar limão e nozes para um sabor mais acentuado, substituir o leite comum pelo de amêndoas ou de castanhas de caju.

Como dito, ele pode acompanhar várias massas, como lasanhas, macarrões e panquecas Pode-se também colocar o molho branco em receitas de purê de batata ou batata gratinada. O bacalhau também o um peixe que combina muito bem o sabor acentuado com a sutileza do molho branco, assim como o frango. Ademais, pode-se utilizar o molho branco para receitas de estrogonofe, tanto vegetarianos, como o de couve flor, como os com carne.

Conhece outra receita de molho branco? Ou tem alguma dica sobre essa? Deixa aqui nos comentários, adoramos essa troca de conhecimentos com vocês.

Por Ana Liberato nas categorias Receitas. Tags: , , , , ,

Você vai gostar

Espaguete de Abobrinha

Receitas de molho para peixe grelhado

Tortinhas de Tomate e Queijo de Cabra - Receita