Alimentos Para Tratar a Anemia
A anemia tem profunda relação com a alimentação. Veja quais alimentos ajudam a tratar a carência de ferro e quais não são assim tão benéficos para o anêmico.
Nutrição, Saúde
A anemia é um problema de saúde que se caracteriza pela carência ou má absorção de algum nutriente pelo nosso organismo. A forma de anemia mais comum é a ferropriva, ou seja, causada pela insuficiência do mineral ferro.
Ela pode ser causada por diferentes fatores, que vão desde herança genética até hemorragias e processos cirúrgicos.
De um modo geral, os principais sintomas da anemia ferropriva são:
- cansaço;
- palidez;
- perda de apetite;
- fraqueza nos cabelos e nas unhas;
- palpitações;
- apatia.
Em casos mais graves, a pessoa também pode sentir grande dificuldade para respirar, ficando ofegante com frequência mesmo sem fazer qualquer atividade.
Para que serve o ferro na alimentação?
O ferro é um nutriente muito importante para o nosso organismo. Ela participa da produção das hemácias, ou glóbulos vermelhos, que levam o oxigênio dos pulmões para o restante das células do corpo humano. Por isso, se falta ferro na alimentação a pessoa pode ter vários problemas ligados ao sangue e à produção de hemácias. A dificuldade para respirar, que comentamos antes, é causada pela redução considerável na quantidade de glóbulos vermelhos, impedindo que o oxigênio cheque em todas as partes do corpo.
Beterraba trata a anemia?
Você certamente já ouviu que a beterraba é um ótimo alimento para quem sofre com a anemia. No entanto, esse é mais um boato sem fundamento que circula entre as pessoas. Apesar de ser muito benéfica para a saúde, a beterraba não é nem de longe um dos alimentos com maior quantidade de ferro. Além disso, o ferro contido nos vegetais é mais dificilmente absorvido pelo nosso organismo, sendo bastante difícil acabar com a anemia consumindo somente legumes e verduras.
O que é ferro heme?
O ferro encontrado nos alimentos se subdivide em dois tipos: heme e não heme. O ferro heme é encontrado em carnes vermelhas, fígado, vísceras e ovos. Ele é mais facilmente absorvido durante a digestão, dificultando a ocorrência da anemia ferropriva. Já o ferro não-heme tem origem vegetal, sendo comum em vegetais verde escuros, leguminosas como o feijão e alguns tipos de frutas. Ele também é importante, mas não tão eficaz quanto o ferro de origem animal.
E a vitamina C?
Os alimentos que contém alto teor de vitamina C, como a acerola, a laranja, o limão, o abacaxi e o tomate, são muito bons para quem tem anemia ferropriva. Em nosso organismo, eles favorecem a absorção do ferro durante a digestão, garantindo assim um melhor aproveitamento do nutriente. A dica é buscar combinar fontes de ferro com fontes de vitamina C na alimentação diária.
Por Mila Silva nas categorias Nutrição, Saúde. Tags: Anemia, Anemia Ferropriva, beterraba, carne, carne vermelha, Fígado, Ferro Heme, Ferro Não Heme, Tratamento da Anemia, vitamina c