Qual É a Melhor Dieta Para a Gravidez?
Durante a gravidez, é muito importante manter uma alimentação balanceada e saudável. Veja quais são os alimentos que não podem faltar na dieta da gestante.
Dietas
Você já deve ter ouvido que a grávida precisa comer por dois, mas isso não é bem verdade. O que toda gestante realmente precisa é manter uma alimentação nutritiva e equilibrada para garantir o desenvolvimento saudável do bebê. Isso não significa que o ideal é comer mais, e sim comer bem.
As futuras mamães que se preocupam com a balança devem focar primeiro na saúde. A gravidez não é o momento ideal para fazer dietas rigorosas ou tentar manter o peso. É normal engordar de 10 a 12 quilos durante os meses de gestação. Evitar esse aumento de peso pode prejudicar o crescimento da criança. Porém, não é bom engordar demais.
Quem não tem o hábito de se preocupar com a alimentação precisa repensar as refeições na gravidez. Comer gorduras, açúcar e outros alimentos poucos nutritivos não interfere só no peso, como também na saúde do bebê que ira nascer.
Veja alguns alimentos essenciais para as gravidas:
Ovos
Comer ovos é muito bom durante a gravidez. Durante muito tempo esse alimento foi considerado como prejudicial, mas hoje os estudos mostram que ele é repleto de substâncias benéficas. O ovo contém alto teor de proteínas, além de vitaminas A e E. Outro componente excelente é a colina, que participa diretamente da formação do feto.
Leite e Derivados
O leite e seus derivados, como todos sabem, são fontes de cálcio. Esse mineral é fundamental para que os ossos em formação se fortaleçam. Por isso, não pode faltar na alimentação das gestantes. Para não ingerir muita gordura, a grávida pode optar pelas versões desnatadas. Leite, iogurtes e queijos magros são muito bons para a dieta.
Sementes Oleaginosas
É sempre bom ter um lanchinho saudável acessível. Para as gestantes, uma excelente opção são as sementes oleaginosas, como castanhas, amêndoas e nozes. Elas fornecem gorduras boas, que ajudam na formação do bebê, além de serem fonte de muitos minerais essenciais. Pequenas quantidades já são suficientes para garantir todos os benefícios.
Frutas
É quase óbvio falar da importância das frutas, mas nunca é demais reforçar. Elas são super saudáveis, ricas em vitaminas e antioxidantes que ajudam na preservação da imunidade. As frutas também contêm fibras, que melhoram o funcionamento do intestino durante a gestação. As frescas são as melhores, de preferência colhidas na estação.
Ferro
As grávidas ficam mais suscetíveis a sofrer com a anemia. Por isso, a dieta da gestação precisa conter alimentos ricos em ferro. As carnes vermelhas e vísceras são as melhores opções. Ao comer fontes vegetais de ferro, como folhas verde-escuras e leguminosas, procure ingerir também vitamina C, que favorece a absorção do mineral.
Por Mila Silva nas categorias Dietas. Tags: ferro, frutas, Gestação, gravidez, Iogurte, leite, Oleaginosas, ovos, Queijo