Receita de Pudim de Pão

Receita à moda antiga, o pudim de pão amanhecido é irresistível. Para trazer aos tempos atuais é possível optar pelo leite condensado e o microondas.

Receitas

Esta receita tem cheiro de infância, pois falar em Pudim de Pão é lembrar da casa da vovó!

E quando vemos o armário cheio de pão velho e duro ficamos pensando em como desfazer daquele tanto de pão que compramos à mais durante a semana toda! Afinal, para o  café da manhã, bom mesmo é o pão fresquinho e quentinho e não o pão dormido. Mas vamos evitar o desperdício, porque jogar comida fora não é legal.

Como Reaproveitar o Pão Velho

O pudim de pão é uma ótima opção para reaproveitar o pão velho.

Para resolver o problema do pão dormido (ou amanhecido rsrsrs) existem algumas receitas para reaproveitá-lo. Uma dica simples é deixar ele secar bastante, ou levar ao forno e depois de assado, bem torradinho, ralar e fazer farinha de pão, ou de rosca, aquelas farinhas usadas para empanar carnes como numa receita à milanesa.

Outra dica é fazer torradas com o pãozinho. Para este caso serve tanto o pão de forma quanto o pão francês, chamado também de pão de sal. É só fatiar, passar um pouco de manteiga ou azeite e assar. Polvilhar orégano é uma ótima opção para incrementar a torradinha.

E a outra opção comum é o tradicional pudim de pão, bem à moda antiga. E é essa receita que vamos ensinar. Caso não tenha pão velho na sua casa, é só recorrer às padarias, elas vendem e mais barato.

Ingredientes

  • 2 pães e meio (francês e dormido)
  • 2 xícaras (de chá) de açúcar
  • 4 ovos
  • 1 copo de leite

Modo De Fazer

Pegue uma forma de pudim, daquelas com um furo no meio, leve diretamente ao fogo, coloque uma xícara de açúcar e deixe derreter. Quando derreter, vire a forma para um lado e para o outro para que o fundo e as laterais fiquem caramelizadas. Reserve.

No liquidificador bata o leite, os pães, aos pedaços, uma xícara de açúcar e os ovos. Bata bem. Até virar um creme homogêneo.

Despeje na forma caramelizada. Coloque a forma dentro de um tabuleiro com água e rodelas de limão para fazer o banho maria e leve ao forno pré aquecido por 15 minutos. O tempo de cozimento varia de acordo com o forno, então verifique se está assado enfiando um palito de dente, se ele sair limpo é sinal que está pronto.

Retire com cuidado e leve à geladeira para esfriar. Quando estiver gelado, retire para desenformar.

Para desenformar com facilidade passe uma espátula por toda a beirada da forma, descolando um pouco. Coloque um prato de bolo em cima da forma, segure firme e vire bem rápido, ele fica bem durinho e não tem risco de desmoronar. O pudim vai sair lindo e muito gostoso da forma!

Essa receita é a mais tradicional. Mas se quiser modernizá-la, troque a xícara de açúcar pelo leite condensado e asse no microondas. Para quem gosta, também é possível salpicar canela na massa.

 

Por Vânia nas categorias Receitas. Tags: , , , , , , , ,

Você vai gostar

Receita de Creme de Paçoca

Receita de Pudim de Maria Mole - Fácil

Bolo de Cenoura com Pudim de Chocolate