Receita de Escondidinho Vegetariano

Aprenda a preparar uma receita vegetariana fácil e bastante requintada de escondidinho. O prato leva ricota e alho poró no recheio. Para acompanhar sirva arroz branco e decore com cheiro verde.

Receitas, Vegetariana

Uma dica para fazer pratos vegetarianos fáceis e gostosos é adaptar receitas tradicionais. Afinal, o que faz de um chefe um diferencial na cozinha é sua capacidade de recriar pratos para que eles se tornem únicos. A verdade é que o princípio de uma receita é basicamente o mesmo. O que muda é capacidade de relacionar as novas combinações ao paladar de quem está prestes a consumir o prato.

Não é atoa que a receita de escondidinho vegetariano foi inspirado no tradicional escondidinho de carne seca. No entanto, a carne deu lugar a um recheio de ricota, espinafre e alho poró, na tentativa de combinar ingredientes saborosos e nutritivos em uma receita menos calórica. É possível variar, usando tipos diferentes de queijos e vegetais ou simplesmente colocando uma mistura de soja texturizada com cebola. Seja qual for a sua preferência, o importante é que a receita fique saborosa.

Você vai conhecer abaixo, uma opção light da receita, mas para aqueles que buscam por uma versão sem restrição de calorias, pode optar por uma combinação com outros tipos de queijos.

Escondidinho Vegetariano

Escondidinho vegetariano com ricota e alho poró.

Ingredientes:

Massa

  • 2 kg de batata baroa (cenourinha amarela ou mandioquinha)
  • 250 ml de leite
  • sal a gosto

Recheio

  • 500 gramas de ricota
  • 1/2 maço de espinafre
  • 1 alho poró
  • azeite a gosto

Modo de Preparo

Massa

Descasque as batatas e cozinhe com água em panela sem pressão. Quando elas estiverem cozidas, escorra a água e adicione o leite e o sal.

Amasse com a ajuda de uma escumadeira para que seja feito o purê. Misture até ficar uma pasta homogênea. Reserve.

Recheio

Leve a ricota, o alho poró fatiado e o espinafre, lavado e seco ao processador e misture tudo até que se forme um creme. Se ficar muito seco adicione duas colheres de azeite.

Atenção: Para quem não tem processador, é possível bater tudo no liquidificador.

Montagem

Forre o fundo de uma travessa com uma camada de purê de batata. Espalhe com a ajuda de uma espátula para ficar bem lisinho.

Coloque o recheio e espalhe bem até que ele cubra todo o purê. Adicione mais uma camada de creme de purê de batata baroa.

Cubra com queijo parmesão para gratinar. Leve ao forno por cerca de meia hora, na temperatura de 180 graus.

Sirva quente, acompanhando arroz branco e decore com cheiro verde.

Sugestão: Para quem deseja fazer alguma festa vegetariana, este escondidinho fica muito bom quando servido em vasilhas pequenas, em mini porções no estilo petit gourmet ou finger food.

Por Vânia nas categorias Receitas, Vegetariana. Tags: ,

Você vai gostar

Omelete de Tofu - Receita

Lasanha de Tofu-Pesto

Berinjela com Molho de Tomate e Temperos Torrados