Creme de Confeiteiro e Creme Inglês: Dicas e Receitas

Existem duas receitas essenciais para qualquer aprendiz de confeitaria: o creme de confeiteiro e o creme inglês. Com os dois, é possível fazer centenas de sobremesas.

Receitas

Pra quem gosta de fazer sobremesas, saber as receitas de creme de confeiteiro e creme inglês é meio caminho andado. Os dois são muito versáteis e pode ser usados em centenas (quiçá milhares) de doces diferentes.

Se você não conhece bem, o creme de confeiteiro, chamado também pelo nome francês crème patissière, é aquele usado para rechear os sonhos e bombas. Já o creme inglês tem mais os menos os mesmos ingredientes, mas não é engrossado com farinha ou amido, ganhando uma consistência cremosa como a do creme de leite fresco.

A base de ambos é a mesma: leite, gemas, açúcar e baunilha. A diferença está somente no processo de engrossa e no ponto do creme de confeiteiro.

Receita do Creme de Confeiteiro Tradicional

  • 500 ml de leite
  • 1/2 fava de baunilha (ou 1 colher de chá de essência)
  • 5 gemas
  • 125 gr de açúcar
  • 25 gr de farinha
  • 25 gr de amido de milho

A fava de baunilha é cara, então você pode usar a essência (mas o sabor não será o mesmo). Sei que muita gente reclama das medidas em gramas, mas nesse caso, não tem jeito porque qualquer diferencinha pode estragar o ponto do creme. Para esse tipo de receita, vale a pena investir em uma balança de cozinha.

Primeira aqueça o leite com a fava de baunilha até começara ferver. Depois desligue, retire a fava e espere esfriar. Enquanto isso, bata os as gemas com o açúcar até obter um creme. Acrescente a farinha e o amido e incorpore tudo batendo com o fouet.

Junte o leite e leve novamente ao fogo para cozinhar e engrossar. Quando atingir o ponto, coloque em tabuleiro e cubra com papel filme rente ao creme, sem deixar ar entre eles. Leve à geladeira e bata na batedeira antes de usar para ficar cremoso.

É assim que plástico-filme deve ser colocado sobre o creme

É assim que plástico filme deve ser colocado sobre o creme

Receita Tradicional de Creme Inglês

  • 125 g de açúcar
  • 5 gemas
  • 500 ml de leite
  • 1/2 fava de baunilha

Deu pra ver que a base é a mesma, né? A fava de baunilha, tanto para esta receita quanto para o creme de confeiteiro deve ser cortada longitudinalmente. Ferva o leite com a baunilha para pegar o gosto. Enquanto esfria, bata as gema e o açúcar até ficar cremoso. Com o leite já frio, incorpore as gemas e leve ao fogo para cozinhar. O creme não deve engrossar demais. O ponto certo é quando você mergulha uma colher, passa o dedo na parte de trás dela e fica um rastro.

Por Mila Silva nas categorias Receitas. Tags: , , , ,

Você vai gostar

Receitas de Sobremesas Fit

Receita de Pudim de Maria Mole - Fácil

Como Fazer Pipoca Doce