Bolinho de Arroz da Ana Maria Braga – Receita

Receita saborosa e simples de bolinho de arroz como visto no Mais Você da Ana Maria Braga. É um bom jeito de aproveitar sobras de arroz do dia anterior, dando versatilidade a esse clássico acompanhamento da mesa do brasileiro.

Receitas

A apresentadora Ana Maria Braga, sempre trás receitas saborosas e muitas vezes bastante práticas, em seu programa matinal na Rede Globo, o Mais Você. E nós, do Receitas e Dietas, estamos sempre trazendo algumas dessas receitas para o nosso blog, pois sabemos o quanto nossos leitores apreciam os dotes culinários da apresentadora loira.

Hoje ensinaremos uma receita saborosa e simples de bolinho de arroz, que é um bom jeito de aproveitar sobras de arroz do dia anterior, dando versatilidade a esse clássico acompanhamento da mesa do brasileiro. É ótima para comer no almoço, ou como lanche salgado pela tarde. Também funciona como petisco, para tomar uma cervejinha com os amigos. Veja como a receita é prática e simples.

Ingredientes

  • 2 xícaras (chá) de arroz cozido (de preferência sobras do dia anterior)
  • 2 ovos grandes inteiros
  • 1/2 cenoura descascada e ralada
  • 1 cebola média, descascada e picada
  • 50 g de bacon picado e frito
  • 50 g de queijo parmesão ralado
  • 50 ml de creme de leite
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 2 colheres (sopa) de salsa picadinha
  • 100 g de queijo mussarela em cubos
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de Preparo

Bolinho de arroz da Ana Maria Braga

  1. Num recipiente grande, coloque todo o arroz cozido (2 xícaras de chá), 2 ovos, meia cenoura ralada, a cebola picada, o bacon frito, o queijo parmesão ralado, o creme de leite, 2 colheres (sopa) de farinha de trigo, 2 colheres (sopa) de salsinha picada, a mussarela em cubos, o sal e a pimenta do reino. Misture tudo até formar uma massa.
  2. Use as mãos para fazer pequenos bolinhos com a massa de arroz, de aproximadamente 2 centímetros de diâmetro. Se grudar nas mãos, pode usar um pouco de óleo.
  3. Coloque bastante óleo em uma frigideira (o suficiente para cobrir os bolinhos) e leve ao fogo médio. Espere o óleo esquentar e coloque os bolinhos de arroz para fritar. Coloque bem devagar e com cuidado, para que a gordura quente não espirre em você e no seu fogão. Então, deixe fritar até que os bolinhos fiquem dourados por fora.
  4. Retire da gordura usando uma escumadeira e deixe que escorra em papel toalha. Sirva a seguir, ainda quente.

Diga Não ao Desperdício!

Assim como o resto do arroz que foi reaproveitado nesta receita, sempre reaproveite os alimentos em sua casa. Em um mundo onde tanta gente morre de fome, sem ter nada para comer, não podemos desperdiçar alimentos, jogando no lixo o que seria um verdadeiro banquete para outros.

Algumas cascas de alimentos podem ser reaproveitas para fazer bolos, sucos e biscoitos, outras servem como adubo para as plantas. E sempre que sobrar comida pronta, como foi o caso do arroz, invente uma receita diferente, ou faça o famoso mexidão no jantar. O que não dá é para desperdiçar os alimentos. Passe essa ideia adiante!

Por Paula nas categorias Receitas. Tags: , , , , , , ,

Você vai gostar

Bolinho de risoto da Ana Maria Braga

Receita de Bolinho de Chuva

Bolo de banana

Comentários (2)

  • lucrecia scagliusi disse em 05/04/2016 às 12:27:

    amei..quando eu fizer, vou sempre fazer desse jeito nao sabia que poderia colocar creme de leite. tenho certeza que vai ficar Delicioso…vou fazer hoje. depois te falo.mas ja esta certo,que ja ficou bom. bjs obrigada….

  • esthefanie disse em 23/01/2012 às 15:17:

    este bolinho e maravilhoso,está aprovado