Receita de Pudim de Pão
Receita à moda antiga, o pudim de pão amanhecido é irresistível. Para trazer aos tempos atuais é possível optar pelo leite condensado e o microondas. Veja como fazer esta sobremesa rápido e fácil.
Receitas
Esta receita tem cheiro de infância, pois falar em Pudim de Pão é lembrar da casa da vovó! Infelizmente estes pudins já não são tão comuns, mas para quem quer matar a saudade, eis uma possibilidade.
E quando vemos o armário cheio de pão velho e duro ficamos pensando em como desfazer daquele tanto de pão que compramos à mais durante a semana toda! Afinal, para o café da manhã, bom mesmo é o pão fresquinho e quentinho e não o pão dormido. Mas vamos evitar o desperdício, porque jogar comida fora não é legal.
Como Reaproveitar o Pão Velho
Para resolver o problema do pão dormido (ou amanhecido, como alguns preferem chamar, rsrsrs) existem algumas receitas para reaproveitá-lo. Uma dica simples é deixar ele secar bastante, ou levar ao forno e depois de assado, bem torradinho, ralar e fazer farinha de pão, ou de rosca, aquelas farinhas usadas para empanar carnes como numa receita à milanesa.
Outra dica é fazer torradas com o pãozinho. Para este caso serve tanto o pão de forma quanto o pão francês, chamado também de pão de sal. É só fatiar, passar um pouco de manteiga ou azeite e assar. Polvilhar orégano é uma ótima opção para incrementar a torradinha, assim como acrescenta queijo que, neste caso, deve ser consumido na hora, já que ela poderá perder a crocância depois de algum tempo.
E a outra opção comum é o tradicional pudim de pão, bem à moda antiga. E é essa receita que vamos ensinar. Caso não tenha pão velho na sua casa, é só recorrer às padarias, elas costumam vender este tipo de pão que é ainda mais barato.
Ingredientes
- 2 pães e meio (francês e dormido)
- 2 xícaras (de chá) de açúcar
- 4 ovos
- 1 copo de leite
Modo De Fazer
Pegue uma forma de pudim, daquelas com um furo no meio, leve diretamente ao fogo, coloque uma xícara de açúcar e deixe derreter. Quando derreter, vire a forma para um lado e para o outro para que o fundo e as laterais fiquem caramelizadas. Reserve.
No liquidificador bata o leite, os pães aos pedaços, uma xícara de açúcar e os ovos. Bata bem. Até virar um creme homogêneo.
Despeje na forma caramelizada. Coloque a forma dentro de um tabuleiro com água e rodelas de limão para fazer o banho maria e leve ao forno pré aquecido por 15 minutos. O tempo de cozimento pode variar de acordo com o forno, então verifique se está assado enfiando um palito de dente, se ele sair limpo é sinal que está pronto, como nas receitas de bolo.
Retire com cuidado e leve à geladeira para esfriar. Quando estiver gelado, retire para desinformar.
Para desinformar com facilidade passe uma espátula por toda a beirada da forma, descolando um pouco. Coloque um prato de bolo em cima da forma, segure firme e vire bem rápido, ele fica bem durinho e não tem risco de desmoronar. O pudim vai sair lindo e muito gostoso da forma!
Essa receita é a mais tradicional. Mas se quiser modernizá-la, troque a xícara de açúcar pelo leite condensado e asse no micro ondas. Para quem gosta, também é possível salpicar canela na massa.
Por Vânia nas categorias Receitas. Tags: banho maria, leite condensado, microondas, pudim, pudim de pão, receita ana maria, receita doce, receitas ana maria braga, sobremesa