Como cozinhar Arroz na Panela de Pressão?

Já pensou em fazer arroz na panela de pressão? Deixamos um passo a passo infalível nesse post, diga adeus ao arroz queimado ou mal cozido utilizando a panela de pressão para cozinhar o arroz do dia a dia.

Receitas

O arroz é a comida encontrada no prato de todo brasileiro! Junto com um feijão cozido então, é considerado por muitos a combinação de prato perfeito! Um arroz branquinho, soltinho, temperado e bem cozido é uma tarefa que demanda muita prática para chegar ao ponto perfeito, seu preparo também pode varia de acordo com algumas características. 

O cozimento deste alimento pode levar um certo tempo, dependendo da panela, da quantidade e ainda dependendo do seu fogão. Por conta de tantas variações algumas pessoas apresentam uma certa dificuldade em encontrar o ponto do arroz perfeito, nossa ideia hoje é te ajudar a nunca mais passar por esse problema, confira!

Arroz na Panela de Pressão

A panela de pressão chega a sofrer uma certo preconceito por se tratar de um utensílio considerado perigoso, mas algo inegável é a diferença que ela, quando usada de maneira correta, pode representar no dia a dia na cozinha. Responsável por acelerar o cozimento de vários alimentos e em grande quantidade, a panela de pressão será uma ótima aliada também na hora de fazer o arroz de todo dia.

A receita que você irá ver a seguir representa o passo a passo de como fazer arroz na panela de pressão, confira todos os detalhes e tente fazer a sua versão depois. Aproveita e conta pra gente o que achou aqui nos comentários.

Ingredientes

arroz

Aprenda como fazer arroz na panela de pressão

  • 2 xícaras (chá) de arroz lavado e escorrido;
  • 3 xícaras (chá) de água;
  • 1 colher (sopa) de óleo;
  • Sal a gosto;
  • Rodelas finas de cebola a gosto;
  • Alho a gosto.

Uma dica aqui é que as rodelas de cebola, alho e o sal, podem ser substituídos por tempero feito em casa ou comprado, ou qualquer outro tipo de tempero que você esteja acostumado a usar no preparo tradicional do arroz.

Modo de Preparo

Leve a panela de pressão ao fogo e acrescente o óleo e o alho e cebola. Deixe o tempero dourar e, então, acrescente o arroz lavado e escorrido. Adicione a água e o sal ao arroz. Em seguida, tampe a panela de pressão e deixe o cozimento por 5 minutos.

Desligue o fogo, após os 5 minutos e espere a pressão sair naturalmente da panela (leva cerca de 10 minutos). Após a liberação da pressão é só abrir a panela e servir um arroz quentinho, soltinho e muito gostoso!

Atenção: O processo de deixar a pressão diminuir de forma natural é muito importante para finalizar o cozimento do arroz e deixa-lo no ponto ideal. Portanto evite ao máximo os métodos tradicionais de acelerar o resfriamento da panela, pois, muito provavelmente o resultado será um arroz duro e mal cozido.

Outras dicas para fazer o Arroz de panela de pressão

Para aumentar ou diminuir a quantidade de arroz feita é só seguir a proporção de xícara de arroz por água, ou seja, 2 xícaras de arroz para 3 xícaras de água. Se for para aumentar a quantidade, por exemplo, pode se usar 3 xícaras de arroz para 4,5 xícaras de água.

A receita descrita acima rende 8 porções de arroz e o tempo de preparo é de 15 minutos, lembre-se sempre de não ocupar mais que 2/3 do volume da panela de pressão para que o uso da mesma não represente nenhum risco. Você também pode aproveitar a técnica para testar novos temperos e combinações entre o arroz e diferentes legumes, por exemplo.

Solte a criatividade, crie suas receitas e conta pra gente aqui nos comentários. Bom apetite!

Por Ana Liberato nas categorias Receitas. Tags: , , , , ,

Você vai gostar

2 Receitas Simples de Batata Baroa: Com e Sem Lactose

Aprenda a Fazer um Brigadeiro Rápido e Fácil

Filé Mignon Suíno: Como Temperar, Preparar e Fazer Assado