Almoço de Torta de Bacalhau para a Páscoa

Conheça uma receita prática e deliciosa de bacalhau para fazer no almoço de Páscoa. Para quem se abstém de carne vermelha nesse feriado, uma refeição com peixe é uma excelente opção. Entenda também quais acompanhamentos fazer e qual vinho cairá melhor com seu prato.

Receitas

A Páscoa é uma celebração muito comum em todo mundo, mas poucas pessoas realmente sabem a tradição por trás dessa data tão conhecida. Comemorada anualmente no Domingo de Páscoa, celebra a ressurreição de Jesus Cristo, segundo as princípios cristãos. Porém, durante toda a semana de Páscoa são realizada missas cerimônias, principalmente na Sexta Feira Santa. Como é uma data de milenar, até hoje sentimos os impactos desta tradição.

Após o carnaval, período que é considerado de maior excesso para todos os indivíduos, começa a quaresma. Durante esses quarenta dias que se antecedem à Páscoa, é recomendado aos fieis que eles não consumam carne, como modo de sacrifício àquele que deu à vida para curar os pecados humanidade, Jesus Cristo. Porém, a Igreja não determina se deve-se abster de todo tipo de carne ou somente da carne bovina. Por isso, é comum que as pessoas optem pelo peixe, por ser uma interpretação alternativa à Bíblia. Assim, um peixe muito popular é o bacalhau. O peixe é originário da Noruega, e veio para o Brasil por meio dos portugueses.

Os noruegueses costumavam deixar o bacalhau ao ar livre, até que ele se tornasse um alimento rígido e com maior longevidade. Assim, os vikings conseguiam fazer viagens longas, em que o bacalhau não estragava rápido. Porém, o peixe só se tornou realmente popular quando os bascos tiveram a incrível ideia de o salgar para que ele pudesse ser transportado por muitos dias. Assim, nesta época, começou uma disputa acirrada entre os franceses, alemães, portugueses e noruegueses, que buscavam manter o controle da pesca e comércio do bacalhau.

Torta de Bacalhau

Hoje, iremos mostrar uma receita de torta de bacalhau, uma alternativa deliciosa para a cocção deste peixe, tão requisitado nesta época torta é cremosa, rende grande quantidade e agrada ao gosto da maioria. Para fazê-la, você irá precisar de:

  • 1/2 kg de bacalhau
  • 3 tomates
  • 1 cebola picada em rodelas
  • 1 colher (sopa) de extrato de tomate
  • 3 pimentões verdes
  • 1/2 xícara (chá) de óleo
  • 4 batatas médias cozidas e espremidas
  • 3 ovos separados em gema e clara
  • 2 colheres (sopa) de margarina
  • 3/4 xícara (chá) de Maizena
  • 5 colheres (sopa) de queijo ralado
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 1 colher (chá) de fermento químico
  • azeitonas sem caroço
  • sal a gosto
Torta de bacalhau

Torta de bacalhau

Para o preparo, deixe o bacalhau de molho em uma bacia ou vasilha grande com água de um dia para o outro, ou até perder o sal. Este peixe geralmente é encontrado salgado em supermercados, como forma de conserva-lo por mais tempo. No dia seguinte, escorra, renove a água e leve ao fogo para dar fervura.

Depois de cozido, retire a pele e as espinhas, e passe em um moedor de carne, junto com a cebola, os tomates e os pimentões. Refogue essa mistura no óleo quente e coloque o extrato de tomates. Bata as claras em neve, junte as gemas, a maizena, a margarina, o fermento, o queijo, o bacalhau e as batatas. Por último, adicione o leite. Mexa bem e leve ao forno em uma forma refratária untada com manteiga por aproximadamente 25 minutos, ou até que a superfície esteja dourada. Decore com as azeitonas picadas em rodelas.

Esta torta pede alguns acompanhamentos específicos, pois o bacalhau é um peixe com um sabor extremamente forte e característico. Sempre é boa opção cozinhar um arroz com gosto bem suave e característico. Por exemplo, pode-se adicionar ao arroz uvas e açafrão, abobrinha, e até camarões. É comum utilizar outros tipos de arroz, em detrimento do convencional, como o arroz jasmim.

O bacalhau também é consumido com vinhos. Para o bacalhau preparado de forma cremosa, até com creme de leite, é recomendado um vinho verde, com um nível alcoólico mais baixo. Para um prato em que o peixe é dourado, com azeite e especiarias, um vinho mais intenso irá harmonizar melhor. Caso seja um prato seco, é indicado um vinho tinto.

 

Por Paula nas categorias Receitas. Tags: , , , , , , , , , , , ,

Você vai gostar

Risoto de pêras com queijo brie

Bacalhau à Rossini - Receita

Torta de Frango Sadia - Receita

Comentários (1)

  • maria francinete barreto disse em 15/12/2014 às 12:41:

    Esta receita ainda não fiz, mas tenho certeza que vai ficar deliciosa.