Jejum Intermitente: Você sabe o que é?

Já ouviu falar no Jejum Intermitente? Sabe como ele funciona? Entenda como essa dieta auxilia no processo de emagrecimento através da alternância de longos períodos sem alimentar e complementado de uma alimentação sem carboidratos e açúcares, principalmente.

Dietas

O mercado e a internet estão repletos de possibilidades e realmente existem várias maneiras e caminhos para se emagrecer. Esse é o tema do post de hoje, vamos conversar um pouco sobre mais uma dessas maneiras. Com diversos adeptos, o Jejum Intermitente já virou febre e como os estudos comprovam sua eficácia, essa regime parece que veio para ficar!

Antes de começar a debater qualquer assunto, é sempre importante conceituar nosso tema. Para você que tá perdido nesse mundo novo, sem entender nada, vamos esclarecer alguns pontos:

  1. O jejum intermitente nada mais é que um tipo jejum. Aliado com uma dieta com pouco consumo de carboidrato, tem um efeito significativamente rápido e é eficaz na perda de peso;
  2. Existem vários tipos de jejum intermitente, o que muda entre cada um deles é a quantidade de horas que você fica em jejum e quais refeições serão puladas durante o dia;
  3. Não é considerado uma dieta e sim um estilo de alimentação, pois o que é feito nele é a alternância entre um período de jejum e um período de alimentação.
  4. Além do carboidrato, diminuir a ingestão de açúcar e até cortá-lo do dia a dia é fundamental! Cafezinhos, chá, sucos naturais serão sem adição de açúcar.

Existem muitos estudos sendo feito sobre o efeito do jejum intermitente no nosso corpo e como ele age e sua eficácia. Converse com seu nutricionista antes de se aventurar e sugira se esse método é o mais adequado a você.

Com a diminuição do carboidrato e açúcar da sua dieta, seu organismo começa a se acostumar a não ter glicose circulando no sangue (glicose que viria dessas fontes de alimento), então, você começará a não sentir tanta fome quanto antes e é a hora de iniciar o jejum intermitente, afinal seu corpo já utiliza as reservas como as gorduras para fornecer energia para seu funcionamento.

jejum internitente gordura abdominal

O jejum intermitente pode ajudar a perder gordura no corpo

Como Funciona o Jejum Intermitente?

Para iniciar o jejum intermitente, o mais recomendado seria o Jejum diário de 16/8 que consiste em: 16 horas de jejum (contando as horas de sono) e 8 horas se alimentando com uma dieta balanceada e rica em vegetais, legumes de baixo carboidrato, proteínas e gorduras boas. O mais comum, então, é ao dormir e ao acordar, pular o café da manhã, por exemplo. Durante o período de jejum é liberado o uso de líquidos que não tenham valor calórico, como chás e cafés sem açúcar e água.

Além do Jejum de 16/8, temos outros jejuns muito utilizados, como:

  • Jejum de 24/48 hrs: Fazer 24 horas de jejum, duas vezes na semana. Se você parou de comer as 21 horas, fique até as 21 horas do dia seguinte sem se alimentar. Após o período de jejum, se alimente normalmente por dois dias.
  • Jejum 36 hrs: Esse jejum, mais que qualquer outro, precisa de um acompanhamento médico. Um jejum que consiste em 36 horas sem se alimentar, uma vez por semana.

Outro método muito utilizado, também, é a dieta do 5:2 que consiste em dois dias da semana se alimentar com uma baixa ingestão calórica (500/600 kcal) e durante os outros 5 dias se alimentar normalmente com a dieta balanceada.

O jejum intermitente, além de promover e auxiliar no emagrecimento, ainda traz benefícios para saúde, tais como: diminuição da ansiedade, aceleração do metabolismo, maior saciedade, auxilia na regulação da pressão arterial, reduz inflamações, reduz o colesterol ruim, entre diversos outros benefícios.

Então, se você se interessou pelo jejum intermitente, procure seu médico para que vocês montem o melhor jejum para seu organismo e façam uso de um cardápio balanceado.

Conhece alguém que já fez essa dieta? Conta o que você achou aqui nos comentários.

Por Ana Liberato nas categorias Dietas. Tags: ,

Você vai gostar

Ficar Sem Comer Ajuda a Emagrecer?

O que é Jejum Intermitente?

Água de Abacaxi Para Emagrecer