Ficar Sem Comer Ajuda a Emagrecer?

Diferentemente do que muitas pessoas pensam, ficar várias horas sem comer não é nada bom para a dieta. Entenda porque o jejum é prejudicial ao emagrecimento.

Dietas, Nutrição

Em busca do emagrecimento, muitas pessoas estão sempre atrás de diferentes fórmulas. E nesta busca surgem vários pensamentos. Muita gente pensa da seguinte maneira: se a comida engorda, ficar sem comer emagrece. Porém, nosso organismo é um pouco mais complicado que essa lógica simples. Longos períodos em jejum podem, pelo contrário, levar ao acúmulo de gordura.

O que realmente funciona para o emagrecimento é comer várias vezes ao dia em pequenas porções. Em certa perspectiva, comer mais emagrece e jejuar engorda. Entenda por que isso acontece.

Falta de Comida = Metabolismo Lento

Para compreender o funcionamento do nosso metabolismo é preciso voltar ao tempo das cavernas. Nos primórdios da história humana a alimentação era um problema muito maior do que hoje em dia. Depois de longos períodos sem encontrar caça ou vegetais comestíveis, nossos antepassados poderiam simplesmente morrer de fome.

Como a natureza é muito sagaz, o organismo humano aprendeu, evolutivamente, a se precaver contra essas situações de escassez de alimento. Se não comemos frequentemente, ele passa a poupar energia, funcionando lentamente. Em termos mais atuais, o metabolismo fica lento.

Dieta do jejum

Não fique mais que 3 horas sem comer

Quem entende um pouquinho de dieta sabe que metabolismo lento não é bom para o emagrecimento. Aliás, quanto mais acelerado ele for, maior será a perda de peso. É por isso que quem deseja emagrecer está sempre em busca de alimentos que acelerem o metabolismo.

Porém, quando passamos várias horas em jejum o corpo entende que é preciso armazenar energia para uma longa temporada de privação. Assim, ele guarda as gorduras que podem ser de estoque e reduz o metabolismo basal. Em resumo, ficar sem comer é péssimo para a sua dieta.

Para Emagrecer É Preciso Comer

A perda de peso depende do pleno funcionamento do nosso metabolismo. Há algum tempo, a chamada Dieta do Jejum ganhou destaque na internet, afirmando a possibilidade de emagrecimento com dias quase sem comer intercalados com uma dieta normal. No entanto, por mais que esse tipo de cardápio possa reduzir o peso, os resultados para o metabolismo são alarmantes.

Com essa oscilação de informação, o sistema metabólico fica totalmente confuso. Assim, o mais comum é que depois da dieta a pessoa volte ao peso anterior ou até o ultrapasse. Além disso, o jejum podem trazer danos sérios à saúde.

O melhor para quem quer perder peso é fazer de 5 a 6 refeições por dia, comendo sempre a cada 3 horas em pequenas porções. Assim você vai passar a mensagem para que o seu metabolismo continue funcionando bem. Se nessas refeições você incluir alimentos saudáveis e pouco calóricos, as chances de perda de peso são bem maiores. Se você se alimentar sempre de alimentos gordurosos, doces ou industrializados, pode acabar engordando ao invés de emagrecer.

Não caia nas armadilhas de dietas que prometem emagrecimento rápido. Sempre procure saber a opinião de especialistas e, se possível, vá até um nutricionista. Só assim é possível emagrecer sem colocar a sua saúde em risco.

Por Mila Silva nas categorias Dietas, Nutrição. Tags: , , , , , , ,

Você vai gostar

Quantos Quilos Posso Perder em 1 Semana?

Dieta do Jejum Simulado

Alimentos Bons Para Quem Faz Academia