Dieta do Método Ravenna

Conheça o que diferencia a Dieta do Método Ravenna das demais dietas e conheça os resultados que chegam a perda de até 10% do peso em um mês.

Dietas

A Dieta do Método Ravenna foi elaborada pelo argentino, médico psicanalista, Máximo Ravenna, e já ganhou adeptos no Brasil, já é possível encontrar centros terapêuticos filiados a este método em São Paulo, Salvador e Brasília, mas há profissionais em outros Estados como Rio de Janeiro que também seguem o método. O centro terapêutico conta com uma equipe multiprofissional onde estão presentes profissionais de Educação Física, Psicólogos e Nutricionistas. O método já não é tão novo, foi criado na década de 90, mas tem ganhado mais adeptos a cada dia.

Como Funciona

Dr. Máximo Ravenna, criador do método.

O método Ravenna funciona e emagrece mesmo pois alia alguns pontos que se seguidos à regra não tem como falhar. Ingestão de pouquíssimas calorias, prática de exercícios físicos e apoio psicológico para acabar com a compulsão alimentar. Ele tem duas fases, a do emagrecimento e da manutenção e é sustentada em três pilares, corte, medida e distância. Corte de calorias, redução de medidas e distância da compulsão.

Período de Emagrecimento

Durante o período de emagrecimento, que é a primeira fase do programa, a pessoa deverá excluir totalmente do seu cardápio alimentos com farinha branca, chamados carboidratos simples. Esta seria uma espécie de Dieta do Índice Glicêmico (IG) pois a ideia é a mesma, uma vez que os alimentos com alto IG liberam energia rapidamente, dando sensação de fome muito rapidamente. Portanto, o ideal é cortar este tipo de alimento e substituir por carboidratos complexos, como os alimentos de grãos integrais, alimentos ricos em fibras, frutas, verduras e cereais. Os alimentos com baixo índice glicêmico liberam glicose aos poucos no sangue aumentando a sensação de saciedade. Com isso o corpo vai ser obrigado a queimar a gordura do corpo para transformar em energia. Com estas substituições no cardápio o apetite diminui. Os três primeiros dias serão bastante difíceis pois a ingestão de calorias é bem reduzida, em média 800 a 1200 calorias por dia, variando com o tipo de pessoa, e se homem ou mulher e de acordo com metabolismo basal de cada indivíduo.
No período de emagrecimento também estão proibidos os alimentos com açúcar, qualquer tipo de doce no geral, e as comidas gordurosas.
A perda de peso nesta fase varia de pessoa para pessoa e com o metabolismo de cada um, mas é normal as mulheres perderem cerca de 5% a 7% do seu peso no primeiro mês e os homens ficam na faixa de 7% a 10%.
Durante o a primeira fase é necessário o uso de suplementos alimentares pois a redução de alimentos faz com que as pessoas não comam a quantidade de nutrientes suficientes para a manutenção da saúde, correndo o risco ter deficiência de vitaminas e minerais, assim, a recomendação de um complemento vitamínico é importante para uma alimentação saudável.

Fase de Manutenção

Depois que as pessoas perdem peso e começam a ver os resultados, elas conseguem seguir a dieta com mais determinação e força de vontade, pois sabem que é possível. Neste momento as pessoas já estão tendo uma reeducação alimentar e já conseguem melhores resultados pelo acompanhamento da equipe terapêutica, e acompanhamento psicológico. A Terapia Cognitivo Comportamental ajuda a mudar a necessidade das pessoas em comerem por ansiedade e na sua relação com o corpo. A fase de manutenção tem o reingresso dos alimentos, porém de forma moderada, e dura a vida toda, porém sem sacrifícios pois a dieta passa a ser um estilo de vida.

O Diferencial

A diferença do Método Ravenna para as outras dietas é que ele não prega a alimentação de três em três horas como a maioria; são apenas quatro refeições, café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. Outra diferença do método é o ritual da comida. Todas as refeições iniciam-se com um líquido quente para acalmar, como um caldo, sopa ou chá, tirando a ansiedade as pessoas se alimentam melhor e sentem-se melhor saciadas. O almoço e o jantar é sempre iniciado com uma sopa quente, depois um prato de salada para dar saciedade, só depois vem o prato principal com uma proteína e ao final a sobremesa.
A prática de exercícios físicos também está dentro do Método Ravenna, mas como as pessoas fazem uso de poucas calorias, os exercícios devem ser moderados, avaliados caso a caso pelo educador físico. O treino ajuda a fortalecer os músculos, perder medidas e aumenta a autoestima.

Por Vânia nas categorias Dietas. Tags: , , , , , ,

Você vai gostar

Dieta Ravenna

A Dieta da Dilma Rousseff

Dieta Personalizada