Como Funciona a Dieta Low Carb?
A dieta low carb vem ganhando cada vez mais adeptos, mas você sabe como ela funciona? Entenda quais são os princípios da alimentação com baixo teor de carboidratos.
Dietas
A dieta low carb tem feito bastante sucesso. A expressão low carb vem do inglês e significa “baixo carboidrato”. Na verdade, esse é o diferencial da dieta, que reduz bastante a quantidade de carboidratos ingeridas diariamente.
Em um alimentação comum, a recomendação é que cerca de 50% daquilo que comemos seja composto por carboidratos. Já na dieta low carb, a indicação varia entre 5% e 45% do que é consumido em um dia.
Sobre os Carboidratos
Para quem não sabe, os carboidratos são a principal fonte de energia para o nosso organismo. Esse grupo alimentar, composto por pães, arroz, massa, cereais, batata e outros alimentos, fornece o combustível utilizado pelas nossas células no processo respiratório, garantindo a energia necessária para o desempenho de todas as funções celulares.
Eles são subdivididos em dois tipos: carboidratos simples e carboidratos complexos. Os carboidratos simples são rapidamente absorvidos durante o processo de digestão. Os carboidratos complexos, por sua vez, tem absorção mais lenta. Por isso, o consumo de carboidratos do segundo tipo evita picos glicêmicos, ou seja, a elevação rápida do índice de açúcar no sangue.

Saiba mais sobre essa dieta!
Carboidratos de Baixo Índice Glicêmico
Além de recomendar uma redução na quantidade de carboidratos ingerida diariamente, a dieta low carb também defende o consumo de alimentos com baixo índice glicêmico (carboidratos complexos). Os alimentos integrais, como cereais, pão e arroz não processados possuem carboidratos do tipo complexo, enquanto as versões brancas são rapidamente absorvidas pelo organismo. Outros alimentos como a batata doce, a mandioquinha, a cenoura e o grão de bico, também são considerados como de baixo índice glicêmico.
O que acontece quando comemos carboidratos desse tipo é uma sensação de saciedade prolongada. Como a absorção pelo organismo ocorre de forma mais demorada, ficamos mais tempo sem sentir fome. Além disso, os picos glicêmicos causados pelo consumo de carboidratos simples e açúcares está diretamente relacionado com o diabetes do tipo II e com o acúmulo de gorduras.
Por isso, a dieta low carb pode ajudar no emagrecimento e também no controle da glicose no sangue.
Alguns Cuidados
A dieta low carb deve ser feita com moderação porque a redução excessiva do consumo de carboidratos pode ser prejudicial à saúde. Segundo médicos e nutricionistas, a diminuição na ingestão de alimentos ricos em carboidratos para cerca de 40% do que é consumido pode ser mantida por algumas semanas, dependendo do organismo de cada pessoa. Reduções maiores que essa ajudam sim no emagrecimento, mas prejudicam a saúde e não são recomendadas.
Vale ressaltar também que a dieta deve sempre ser acompanhada por um especialista.
Por Mila Silva nas categorias Dietas. Tags: carboidratos, Carboidratos Complexos, Carboidratos Simples, diabetes, dieta low carb, dieta para emagrecer, emagrecimento, perda de peso
É uma maneira de eliminar peso sem sacrificil
Muito boa!