Como Fazer Limonada Sem Amargar

Conheça truques e dicas de como fazer uma deliciosa limonada sem amargar. Conheça os tipos de limões existentes.

Bebidas

A limonada suíça é um dos sucos naturais mais pedidos, assim como o tradicional suco de laranja. Mas tem um problema, nem todo mundo sabe fazer uma limonada realmente gostosa.

A maioria das limonadas ficam com aquele sabor amargo que não adianta tentar resolver com o açúcar pois não melhora!

Como a maioria das frutas cítricas o limão é rico em vitamina C e é sempre indicado para acompanhar as refeições.

Qual Limão Usar

Prepare uma limonada sem amargar com dicas simples!

A primeira etapa para fazer uma boa limonada é escolher os limões certos para fazer o suco. No Brasil, os limões mais comuns são o Tahiti e Galego. Na verdade, estas duas frutas são consideradas limas ácidas e não limões. Estes últimos tem sabor mais suave e são encontradas até cem espécies diferentes.

O limão mais conhecido e usado na culinária e na fabricação de essências é o limão siciliano, ele é muito usado na Europa e nos Estados Unidos e tem ganhado adeptos no Brasil, principalmente em receitas mais sofisticadas. O suco do limão siciliano é menos ácido que os comumente usados por aqui.

O limão Thaiti é aquele verde encontrado nos supermercados, ele rende muito quando utilizado para fazer suco, pois tem muito caldo e não tem sementes. Já o limão galego, também chamado de laranjinha capeta é um limão encontrado mais facilmente em quitandas de produtos orgânicos ou nos pés dos quintais das fazendas. Ele tem a casca amarela, muitas sementes e é considerado o mais saboroso para o preparo da brasileiríssima caipirinha.

O limão cravo é aquele de poupa alaranjada e se assemelha mais a uma tangerina e é o mais doce de todos, o mais indicado para uma limonada.

Truques e Dicas

O nosso limão é bastante ácido e preparar uma boa limonada demanda cuidados especiais para que ela não fique com aquele amargo horrível.

Primeiramente, escolha qual limão usar, e certifique-se que a fruta está em bom estado. Procure frutas novas e frescas, e que estejam maduras. Eles não podem estar muito duros pois ou não tem caldo ou estão secos. As frutas muito moles estão entrando em processo de putrefação e devem ser evitadas.

Utilize a quantidade certa de limões para cada litro de suco. Saber quantos limões são necessários para fazer o suco é uma dica muito importante, pois diferente do suco de laranja que é usado apenas o caldo espremido da fruta, o limão necessita ser diluído em água para que não fique muito forte. O limão seria uma forma de aromatizar a água e não tomado puro. Para cada litro de água, não se deve usar mais que 4 limões. No caso de limão siciliano é possível usar até 5 deles.

Para garantir que sua limonada não vai amargar, opte por espremer o suco dos limões ao invés de bater no liquidificador. Esprema usando as próprias mãos e não esprema até o final para que o sumo da casca não chegue ao suco.

Para fazer a limonada suíça, basta bater o limão com casca no liquidificador, mas para isso parta ele em quatro partes e retire as sementes e a parte branca do meio. Mas a grande dica é bater por pouquíssimo tempo! Cinco segundos, eu diria que é tempo suficiente! Garanto, batendo por pouquíssimo tempo o suco não amarga!

Para limonadas comuns que não sejam suíças, é recomendado que descasque o limão para que o sumo da casca não amargue o seu suco.

Após batido, o suco deve ser passado em uma peneira e adoçado a gosto. A limonada tem que ser consumida imediatamente. Guardar na geladeira para consumir depois faz com que ela comece a oxidar e perca seu sabor, ficando evidente o gosto amargo.

Opções para incrementar é adoçar com mel e temperar com hortelã, capim cidreira e pitada de gengibre. Para quem não está preocupado em emagrecer, adoçar com leite condensado é uma boa sugestão.

Para limonada com leite, primeiro bata a água e o limão, depois de coado, bata com o leite e gelo e adoce.

 

Por Vânia nas categorias Bebidas. Tags: , , ,

Você vai gostar

Benefícios da Água-de-Coco

Dicas Para Parar de Tomar Refrigerante

Suco de Inhame para a Pele e Contra a Dengue

Comentários (1)

  • genessi de jesus leão disse em 04/02/2016 às 23:23:

    O truque para a limonada não amargar é:
    corte o limão(de preferência o limão thaití)
    EM X tire as partes branca menos a casca,corte em pedaços pequenos,bata no liquidificador por 1 minito +- despeja em uma peneira(segredo)deixe coar sem mexer a peneira e sem misturar o bagaço do limão depois acrescente agua,açucar e saborear,só que tem que tomar o suco na hora,se guardar vai amargar…..experiência própria…experimente e verá…muito bom…