Água Filtrada ou Mineral: Qual É Melhor?

Na hora de matar a sede, você prefere água mineral ou a água do filtro. Ambas servem para hidratar do organismo, mas existem algumas diferenças que você precisa conhecer.

Bebidas

Todo mundo sabe que água faz muito bem à saúde, mas será que a mineral é mais benéfica que a de filtro comum? Muita gente tem dúvida sobre qual é o melhor tipo de água e, principalmente, se vale a pena pagar mais pelos produtos comercializados no mercado.

Qual É a Diferença Entre Água Mineral e Água do Filtro?

Para entender qual é a água mais benéfica, é bom começar pelo o que diferencia as duas. A água mineral recebe esse nome porque contém sais minerais importantes. Essas substâncias são absorvidas pela água no contato com rochas ricas em diferentes minerais. O resultado é uma espécie de bebida enriquecida, que pode ter algumas pequenas variações no sabor.

Para extrair a água mineral é preciso usar tubulação de aço inoxidável em fontes subterrâneas. Já a água filtrada que consumimos em casa é obtida de reservatórios como rios, lagoas e represas. Como elas possuem microrganismos nocivos, é preciso que seja feito um tratamento com substâncias químicas.

O filtro ajuda a remover impurezas que podem estar presentes na água. Assim, ela se torna mais limpa e adequada para a ingestão humana. Os purificadores prometem uma limpeza ainda maior, mas essa não é uma categoria de filtragem reconhecida pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Na comparação, o grande benefício da água mineral é a quantidade de nutrientes que ajudam no bom funcionamento do organismo. Por outro lado, a água do filtro é gratuita e também serve para a nossa hidratação.

Veja mais informações sobre os benefícios da água mineral e da água comum

Veja mais informações sobre os benefícios da água mineral e da água comum

Qual É Melhor Para a Saúde?

Olhando pelo ponto de vista nutritivo, a água mineral pode ser mais saudável. Uma dica é sempre observar no rótulo das garrafas quais são os minerais que a água contém e as quantidades.

  • Cálcio serve para fortalecer os ossos e dentes;
  • Silício que participa da formação da pele, além de tornar os tecidos mais elásticos e melhorar o aspectos dos cabelos e unhas;
  • Zinco que tem papel importante nas funções cerebrais e também ajuda no metabolismo de outros nutrientes como os carboidratos e proteínas.

Outro ponto a observar é a quantidade de sódio. Algumas água tem bem mais sódio, o que pode interferir na pressão arterial. Quanto menor for o índice, melhor para a saúde.

Porém, a água de filtro também é excelente, repondo substâncias importante. Como ela é totalmente gratuita, pode ser a melhor opção. Seguindo uma dieta balanceada e diversa, é possível encontrar todos os nutrientes da água mineral nas frutas, verduras, cereais e sementes!

 

Por Mila Silva nas categorias Bebidas. Tags: , , , , , ,

Você vai gostar

Água com gás engorda ou dá celulite? Conheça os malefícios e benefícios

Dietas da Maçã - Maçã Todo Dia

Dieta dos 8 Grãos