Quais São os Benefícios do Própolis Para a Saúde?

O própolis é bastante usado para tratar dores de garganta e problemas respiratórios. Mas será que ele funciona? Veja mais sobre os benefícios do medicamento.

Saúde

Dentre os remédios naturais, o própolis é um dos mais conhecidos. Ele é obtido a partir de uma mistura de substâncias coletadas nas flores ou produzidas pela própria abelha. Como a produção se destina a proteção da colmeia contra microrganismos nocivos, o própolis age com um bactericida natural.

Essa ação é a grande explicação para a fama medicinal do própolis. Além disso, vários nutrientes são encontrados no extrato comercializado em farmácias e lojas de produtos naturais. Ele contém minerais como o silício, o zinco, o magnésio, o cálcio e o ferro. Outras substâncias ainda favorecem a absorção de vitaminas pelo nosso organismo.

Para completar os benefícios, o própolis ainda é fonte de bioflavonoides que agem como antioxidantes. Na prática, isso significa mais proteção contra as doenças, bem como a manutenção da saúde das células. Essa combinação faz com que o própolis seja um medicamento eficiente na prevenção de diversas doenças.

Veja os benefícios do própolis para a sua saúde

Veja os benefícios do própolis para a sua saúde

Benefícios Para a Saúde

Sabendo de tudo isso, fica fácil entender porque tantas pessoas fazem uso do própolis para tratar problemas de saúde. Veja a lista de benefícios:

  • O própolis pode atenuar doenças infecciosas como a estomatite e a amidalite;
  • Seu uso torna o nosso sistema imunológico mais forte, favorecendo a proteção contra doenças;
  • Além disso, indícios revelam que o medicamento natural também pode diminuir o efeito colateral de tratamentos para o câncer, como a radioterapia;
  • Ajuda na prevenção de doenças respiratória em crianças;
  • Tem papel importante nos tratamentos de problemas de pele, aliviando manchas e cicatrizando queimaduras;
  • A aplicação no couro cabeludo pode combater descamações e a caspa;
  • As doenças respiratórias são mais facilmente controladas com o uso do própolis, assim como alguns problemas que atingem o trato urinário;
  • Por agir com antioxidante, combate a ação dos radicais livres sobre as células;
  • Quem sofre com a baixa imunidade pode se beneficiar com as propriedades terapêuticas do própolis;
  • É um antibiótico natural, além de atuar como cicatrizante e antisséptico.

Como Usar o Própolis?

O própolis é encontrado mais comumente na forma de extrato. Existem também no mercado vários produtos feitos com a substâncias, como balas, pastilhas, xaropes, sprays e outros. O ideal é seguir as recomendações do fabricante e sempre consultar um especialista. No caso do extrato, a ingestão diária de 10 a 15 gotas é o suficiente para garantir todos os benefícios. Os médicos não recomendam o consumo de mais de 60 gotas por dia. Procure sempre por produtos de boa procedência para evitar problemas.

Por Mila Silva nas categorias Saúde. Tags: , , , , , ,

Você vai gostar

Selênio, Um Antioxidante Poderoso

Peixe Assado no Forno

10 Alimentos que Previnem o Envelhecimento