Caldo de Feijão

Aprenda a preparar um delicioso caldo de feijão para aquecer as noites frias. Sirva seus amigos e aprenda a calcular a quantidade de caldo por pessoa.

Saúde

O inverno chega e também chega com ele a vontade de comer comidas quentinhas. Sopas e caldos são os pratos mais buscados nesta época de frio.

O caldo de feijão é uma tradição, e toda reunião de família nos meses mais frios do ano, tem que ser regada à um bom caldo de feijão bem temperadinho.

Para saber a quantidade de caldo a se fazer numa festa calcule uma média de 450 ml de caldo por pessoa mais 15% do total.

Sendo assim uma festa para 50 pessoas é necessário uma quantidade 450ml x 50 = 22,5 l + 3,375= 25, 875ml, arrendondando 26 litros de caldo. Varie servindo três tipos de caldos como o famoso caldo de mandioca e a canjiquinha.

O caldo de feijão tradicionalmente é feito com o feijão carioquinha, mas é possível fazer com qualquer tipo de feijão o roxinho ou o feijão preto, só não é muito usual fazer com o feijão branco.

Caldo de Feijão Engorda?

Uma grande preocupação de quem está de dieta é saber a quantidade de calorias dos alimentos e se aquela comida engorda.

O feijão é um alimento rico em fibras, ferro e proteínas e muito recomendado por nutricionistas. O feijão do dia a dia numa versão mais light, sem o bacon, a linguiça e outras coisas gordurosas não engorda, já o caldo de feijão que vamos mostrar por ter todos esses acompanhamentos é mais calórico.

Ingredientes

Caldo de feijão

  • 1/2 kg de feijão
  • 3 cubos de caldo de carne
  • 1 colher e meia de sopa de colorau ou corante de urucum
  • 2 colheres de sopa de óleo de soja
  • linguiça calabresa (sem pele e fatiada fina)
  • bacon cortado em cubinho
  • 1 cebola picada em cubinhos
  • 3 dentes de alho socado
  • orégano
  • cheiro verde
  • molho de pimenta

Modo de fazer

Numa panela de pressão coloque um fio de óleo de soja, o corante, o feijão, 1 cubo de caldo de carne e cubra com água e deixe cozinhar. O tempo de cozimento do feijão varia muito, tanto da qualidade do feijão quanto da panela e do fogão. A média é de 30 minutos.

Depois de cozido, leve o feijão com o caldo para o liquidificador para bater. Coloque meio copo pois ele vai dobrar de quantidade.

Bata até ficar cremoso. Reserve.

Numa panela frite a linguiça e o bacon. Como eles tem gordura é só ir refogando eles na sua própria gordura até ficar bem frito.

Numa panela grande e funda, estilo caldeirão, coloque o óleo, o alho, a cebola e espere a cebola ficar transparente. Coloque dois cubos de caldo de carne, e misture para que ele se dissolva.

Acrescente o bacon e a linguiça, misture bem. Coloque o cheiro verde, o orégano, a pimenta e o caldo de feijão batido.

Os complementos podem ficar à gosto do freguês. Muita gente gosta do caldo bem apimentado então usa pimenta malagueta. E há quem opte pela linguiça paio também.

Deixe ferver bastante. Observe o sal, e acrescente se necessário. Se o caldo ficar muito grosso coloque mais um pouco de água e deixe ferver novamente.

Sirva quente em cumbucas e decore com mais cheiro verde ou couve picadinha e torresmo. Para quem gostar, pode ser servido com macarrão também.

Servido sem as gordices este caldo pode ser usado como entrada na Dieta do Método Ravenna

Por Vânia nas categorias Saúde. Tags: , , , ,

Você vai gostar

Peixe Assado no Forno

10 Alimentos que Previnem o Envelhecimento

Conheça 5 Alimentos para uma Pele Bonita