Tapioca engorda? Tem glúten? Descubra e veja a receita

Será que tapioca engorda? E será que tem glúten? Leia o texto e descubra! Aprenda também algumas receitas fáceis e saudáveis usando a goma de mandioca.

Alimentos Saudáveis, Dietas, Receitas

A tapioca ficou bastante famosa de uns tempos para cá. Com a moda “fitness”, muitas pessoas aderiram à alimentação mais saudável. Feita de goma de mandioca hidratada, a tapioca tem se tornado um alimento muito presente no cardápio brasileiro. Ela começou sendo a queridinha de quem estava fazendo dietas. Depois muitas pessoas indagavam ou até mesmo tinham dúvidas achando que a tapioca engordava.

Mas respondendo a dúvida: é muito variável. Como ela não contem glúten, é muito indicada para dietas, inclusive para os cetônicos, que não podem consumir o glúten. O que é errado é comer muito e rechear com recheios mais gordurosos como queijo e chocolate, aí os efeitos podem ser contrários.

Existem muitos motivos para comer tapioca. Primeiro que é muito fácil e prático fazer uma tapioca. Não requer muito tempo e ela fica pronta em minutos. Segundo é que ela é uma boa opção para substituição do pão. Ela também é pouca calórica, por exemplo, 50 g de tapioca corresponde à metade das calorias de duas fatias de pão. Mas claro, deve se atentar para não exagerar nos recheios. O ideal é usar recheios bem leves e com pouca gordura ou açúcar, assim você não sabota a dieta.

A tapioca também é livre de gorduras e açúcar e os recheios podem ser mais proteicos para facilitar o emagrecimento. E ela também é uma boa opção pós-treino. Se você quer uma dica, basta incrementar a tapioca com recheios de frutas, legumes ou verduras. Agora que já tiramos suas dúvidas a respeito da tapioca, vamos passar algumas receitas:

Receitas de tapioca saudável

Receitas de Tapioca Saudável

Tapioca de atum: tapioca é recheada com atum e muita salada (alface e cenoura), formando uma espécie de sanduíche. Experimente!

Tapioca de tomate seco: essa tapioca pode ser considerada vegetariana, pois não tem nenhum tipo de carne. A goma misturada com tomate seco forma uma ótima combinação com saladas verde ou um molho branco.

Tapioca com linhaça dourada: para contribuir com a sua dieta, você pode fazer a tapioca com linhaça e acrescentar alface e outras folhas verdes, ingredientes que deixam o prato rico em fibras.

Tapioca de banana, canela e mel: essa tapioca combinada com canela e o mel é uma delícia e saudável, além da  mistura ser nutritiva, rica em proteínas e sais minerais. É ideal para quem sente aquela vontade de comer alguma coisa doce.

Tapioca de beterraba: sem lactose e rica em antioxidantes. Para fazer, bata no liquidificador, 2 beterrabas pequenas (ou 1 média) cozidas no vapor,  2 colheres de sopa de azeite extravirgem e 1 colher de chá rasa de sal até formar um creme homogêneo. Depois é só servir!

Tapioca  de rúcula com tomate seco

Agora veja esta receita super fácil, que inclui vegetais e proteína em uma só refeição!

Ingredientes
  • 50 g de tomate seco;
  • 50 g de queijo minas light;
  • 1 xícara (chá) de rúcula picada.
Modo de preparo

Coloque a goma de tapioca em uma frigideira antiaderente e preaquecida e espalhe com uma colher. Quando a massa ficar consistente, vire o lado e acrescente o recheio.

E aí, o que acharam destas receitas, saudáveis e bem deliciosas, não é mesmo?

Por Angelica nas categorias Alimentos Saudáveis, Dietas, Receitas. Tags: , , , , , ,

Você vai gostar

Lanche Fit: Opções Rápidas e Fáceis

Algumas Receitas da Dieta Volumétrica

Como Preparar Lanches Rápidos, Fáceis e Saudáveis