Sopa de Bolas da Dona Darcila

Famosa receita de sopa de bola ou canerdeli da Dona Darcila, mostrada no programa Mais Você da Ana Maria Braga no dia 10 de março de 2011.

Receitas

A alguns anos atrás, o programa Mais Você, da rede Globo, apresentou um quadro chamado “Tem que ir na Ana Maria Braga”, onde pessoas comuns mostravam suas receitas mais famosas no programa. O quadro fez tanto sucesso, que as receitas apresentadas em 2011 são procuradas até hoje na internet. Por isso estamos postando novamente estas receitas, para você que não viu na época.

Já postamos aqui recentemente a Costela no Bafo do Seu Pança. Hoje é a vez da Sopa de Bolas da Dona Darcila, que é outro prato que foi ao quadro Tem que ir na Ana Maria, do Mais Você, e que fez muito sucesso também. A própria apresentadora garantiu que é uma delícia – ou como ela diz, Mmmmmmm!

Dona Darcila é de Nova Bréscia, Rio Grande do Sul, mas é de família alemã. E quem enviou a carta para o programa foi a sua neta, Maíra, que contou que a sopa é muito famosa na cidade e que a avó precisa ir na Ana Maria mostrar a receita.

O nome é bem curioso mesmo, mas a sopa de bolas também é chamada de canerdeli, como é conhecida na culinária italiana. É um prato típico da região de Trento. Elas são feitas de pão adormecido no formato de bolas, com recheio de linguiça fresca picada e temperos, e depois cozidas em caldo de galinha. Vamos então à receita!

Ingredientes

Para o caldo

  • Sopa de bola da Dona Darcila

    Sopa de bola da Dona Darcila

    1 litro de água

  • 1/2 kg de frango caipira (coxa, sobrecoxa e peito)
  • 2 tabletes de caldo de frango
  • 1 cebola cortada em cubos
  • 1 cenoura cortada em cubos

Para as bolas

  • 4 xícaras (de chá) de pão de forma com casca ralado
  • 250 g de salame cortado bem miudinho
  • 100 g de queijo parmesão ralado (1 xícara de chá)
  • 2 colheres (de sopa) de farinha de trigo
  • 6 ovos inteiros
  • salsinha picada e sal a gosto

Modo de preparo

Caldo

Em uma panela média, coloque 1 litro de água, ½ kg de frango caipira (coxa, sobrecoxa e peito), 2 tabletes de caldo de frango e 1 cebola cortada em cubos. Leve ao fogo médio e cozinhe até o frango ficar macio. Vai levar mais ou menos 1 hora e 30 minutos. Mexa de vez em quando para que o frango cozinhe uniformemente.

Bolas

Coloque em uma tigela 4 xícaras (de chá) de pão de forma com casca ralado, 250 g de salame cortado bem pequeno, 100 g de queijo parmesão ralado, 2 colheres (de sopa) de farinha de trigo, 6 ovos inteiros, salsinha picada e sal a gosto. Misture bem até formar uma massa lisa e homogênea.

Com as mãos enfarinhadas pegue pequenas porções de massa e faça bolinhas (do tamanho de tomate cereja). Cozinhe as bolinhas no caldo de frango fervente e quando elas subirem (assim como o nhoque) transfira o caldo com as bolinhas para uma sopeira e sirva em seguida.

Por Paula nas categorias Receitas. Tags: , , , , , , , , , ,

Você vai gostar

Curry de Peixe na Wok - Receita Light

Costela no Bafo do Seu Pança

Bola de carne da Dona Zena