Salada Surpresa de Cuscuz

Receita deliciosa e inovadora de salada com cuscuz, frutas secas e legumes diversos. Muito saborosa e fácil de fazer, a família toda vai adorar.

Light, Receitas, Vegetariana

Todo mundo acha que salada é uma coisa difícil de inovar. Parece que a gente sempre fica sempre preso no mesmo alface-tomate-cenoura, variando de vez em quando com um pepino e uma beterraba, e isso acaba perdendo a graça no dia a dia, especialmente para as crianças, que geralmente têm mais dificuldade de comer verduras. Mas o fato engraçado é que existem muito mais verduras e legumes no mundo do que carnes e grãos, e isso permite uma versatilidade enorme nas nossas refeições. É só saber procurar os ingredientes e misturá-los na combinação certa que as saladas passam a ser o prato mais gostoso do almoço, além de super saudável.

Aqui nós oferecemos uma receita diferente de salada, que leva cuscuz, frutas secas e legumes. Temos certeza que ela vai dar uma repaginada nos seus almoços! É ideal para servir aos seus convidados! Eles vão amar!

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de azeite de oliva
  • 1 xícara de cuscuz
  • 2 xícaras de água
  • 1 pimentão vermelho, picado
  • 1/2 xícara de folhas de coentro picadas
  • 1/2 cebola roxa, picada bem fininha
  • 1/2 xícara de damascos secos, picados em tiras
  • 1/2 xícara de uva-passas
  • 1/4 xícara de ervilhas (compre aquelas congeladas, nunca use as ervilhas em conserva)
  • 1 colher de sobremesa de curry
  • 1 colher de chá de sal
  • Suco de 1/2 limão

Modo de preparo

Salada surpresa de cuscuz

Inove no almoço com a deliciosa salada surpresa de cuscuz

Aqueça o azeite em uma panela em fogo médio. Adicione o cuscuz e mexa. Deixe tostar por alguns minutos, mexendo constantemente para não queimar. Adicione a água e espere ferver. Cubra e deixe ferver em fogo baixo por aproximadamente 12 minutos, até que o cuscuz esteja macio e a maioria da água tenha sido absorvida.

Em uma vasilha grande coloque o cuscuz e adicione todos os outros ingredientes. Mexa bastante até que tudo esteja bem misturado. Espere esfriar por mais ou menos 1 hora, enquanto isso os sabores se mesclam na salada.

Coloque em uma saladeira e sirva frio. Rende até 4 porções.

Informação nutricional por porção

Calorias: 297
Carboidratos: 46.7 g
Colesterol: 0 mg
Gorduras totais: 6.9 g
Gorduras saturadas: 1.2 g
Fibra: 6.3 g
Sódio: 432 mg
Proteína: 12.2 g

O que é cuscuz?

Para quem não sabe, o cuscuz é uma comida típica da África. Teve origem em Maghreb, pelos povos berbere, que espalharam o prato para as regiões Central, Ocidental e Atlântica do país. A produção do cuscuz era feita com sêmola de cereais (que podia ser polvilho, milho, trigo, farinha ou mandioca). Ele é um dos pratos mais requisitados entre os mouros e árabes e faz parte da cultura desses povos.

No Brasil, esse prato chegou com a colonização dos portugueses, e geralmente era feito usando-se o milho. Até hoje, o milho é o cereal mais usado para fazer o cuscuz, apesar da farinha de mandioca também ser bastante usada no Brasil.

Na época da colonização, essa era uma comida dos pobres e escravos, que normalmente comiam o cuscuz com carne seca socados no pilão.

Hoje em dia, existem diversas formas de se comer esse prato. Além da salada que acabamos de ensinar, algumas pessoas comem com leite, com açúcar, com manteiga, ou usam para fazer outros pratos.

Por Paula nas categorias Light, Receitas, Vegetariana. Tags: , , , , , , , , , , , ,

Você vai gostar

Sopa de tomate, semolina e coentro

Berinjela com Molho de Tomate e Temperos Torrados

Salada de Pepinos - Saiba Como Fazer!