2 Receitas Simples de Batata Baroa: Com e Sem Lactose

Aprenda a fazer duas versões do purê de batata baroa e incremente sua alimentação com esse prato delicioso! Você pode optar por uma opção com leite, e outro purê de baroa sem leite, para quem tem intolerância à lactose ou não quer consumir gorduras saturadas.

Receitas

A batata baroa é um tubérculo cultivado por toda América do Sul. Reconhecia por ser uma boa fonte de carboidratos e vitaminas, é um ótimo substituto à batata comum, utilizada em diversas receitas para acompanhamento de carnes e saladas. Também conhecida como mandioquinha salsa, é um alimento rico em vitaminas A, B e C e de alguns minerais como cálcio, fósforo e ferro.

Além dos nutrientes importantes para o funcionamento do organismo, a batata baroa pode fazer parte da dieta das pessoas que querem manter a boa forma, substituindo carboidratos complexos como arroz, trigo e a batata comum. Sua fácil digestão também contribui para que ela esteja na mesa de grande parte dos brasileiros, seja em sopas ou em papinhas de bebê.

A seguir você terá acesso a duas receitas simples e gostosas, ambas se tratam de um purê de batata, em duas versões simplesmente deliciosas. Confira!

Purê de Batata Baroa

Ingredientes:

  • 1kg de batata baroa;
  • 300ml de creme de leite fresco;
  • 2 colheres sopa de manteiga;
  • Sal e pimenta-do-reino

Modo de preparo: Cozinhar a batata baroa com casca em água, por cerca de 40 minutos ou até que ela atinja o ponto de cozimento em que, ao ser espetada por um garfo, escorregue do mesmo. Após o cozimento ser atingido, descasque as batatas e amasse-as com um garfo ou no processador.

Depois de amassadas, leve uma panela ao fogo com manteiga e então acrescente o creme de leite. Em seguida, acrescente a batata baroa amassada à panela e mexa até que vire uma mistura homogênea e pastosa. Por fim, tempere a gosto com sal e pimenta (ou outros temperos do seu interesse).

O rendimento é de 6 porções e o tempo gasto é de, aproximadamente, 60 minutos. O prato pode ser servido frio ou quente, com saladas ou carne. Pode se incrementar essa receita com uso de queijos, como o parmesão, ou de folhas, como o salsão. Assim como na receita anterior, aqui o sal pode ser substituído ou diminuído no prato com o uso de outros temperos como páprica, pimentas e noz moscada.

puredebatata

Aprenda a Fazer Purê de Batata Baroa

Purê de batata baroa sem lactose

Esta opção é para quem tem intolerância à lactose ou quer uma alteranativa de purê com gorduras mais saudáveis, sem leite.

Ingredientes:

  • 1kg de batata baroa sem casca;
  • 500mL de água;
  • 3 colheres de azeite;
  • 3 pitadas de sal.

Modo de preparo: Coloque a água com sal no fogo até atingir o ponto de fervura. Ao ferver a água, adicione as batatas baroas e deixe-as cozinhar por 10 minutos. Após o cozimento, bater a batata cozida com o azeite um processador ou espremedor de batata. Em seguida, amassar bem com o garfo, até que atinja o ponto de purê. Ao final da receita, ajustar o sal se necessário.

Vale ressaltar que o sal pode ser substituído por outros condimentos à gosto, como páprica ou pimenta (calabresa, do reino). O rendimento da receita é de 4 porções e o tempo gasto com a receita são, cerca de, 30 minutos. Sirva frio ou quente, com saladas ou carne.

 

Sucesso na cozinha e conta pra gente como ficou sua receita!

Por Ana Liberato nas categorias Receitas. Tags: , , , , ,

Você vai gostar

Aprenda a Fazer um Brigadeiro Rápido e Fácil

Como cozinhar Arroz na Panela de Pressão?

Filé Mignon Suíno: Como Temperar, Preparar e Fazer Assado