Receitas Com Frango e Batata Doce

A combinação de frango e batata doce é muito comum entre os frequentadores de academia. Saiba mais sobre os benefícios dos dois alimentos e veja receitas para fazer em casa.

Nutrição, Receitas

Frango com batata doce: essa é uma combinação famosa entre os aficionados por academia. A dupla faz sucesso porque combina uma fonte de proteína com alto valor biológico e um carboidrato com baixo índice glicêmico. Assim, os dois juntos ajudam a manter a silhueta além de fornecer energia necessária para o ganho de massa magra.

Quem pratica atividades físicas com regularidade pode se beneficiar bastante com essa combinação. O carboidrato da batata doce libera energia para o organismo de forma mais lenta, evitando os picos glicêmicos e ajudando na sensação de saciedade. O frango, por sua vez, fornece proteínas para a reparação dos músculos.

Como consumir?

Mas se engana quem pensa que o frango com batata doce tem todos os nutrientes necessários para uma refeição. Não adianta comer apenas pratos com os dois ingredientes no almoço ou no jantar porque eles são fonte de carboidrato e proteína, mas não garantem todas as vitaminas e sais minerais que o corpo precisa para funcionar adequadamente.

O ideal é sempre acrescentar verduras ao prato para tornar a dupla favorita dos marombeiros mais completa. Comece comendo uma salada com folhas como alface, agrião, rúcula, couve e espinafre. Aposte também em vegetais como a cenoura,a beterraba, a berinjela, o chuchu, o brócolis e a couve flor. Depois coma o frango com batata doce na quantidade indicada para a sua dieta?

Frango Com Batata Doce

Frango Com Batata Doce

Qual é a quantidade recomendada?

A quantidade recomendada de carboidrato e proteína varia conforme a intensidade do treino e o organismo de cada pessoa. No entanto, é preciso enfatizar que nem o frango nem a batata doce podem ser ingeridos em excesso. O carboidrato pode ser armazenado pelo organismo na forma de gordura se for consumido em grandes quantidades. Já a proteína se torna prejudicial porque sobrecarrega o organismo ao ser eliminada. O ideal é conversar com um nutricionista para saber mais sobre as quantidades indicadas para o seu peso e para o seu tipo de corpo.

Dica: A Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte recomenda para pessoas que malham diariamente e querem ganhar massa muscular a ingestão de 1,2 a 1,4 g de proteína por cada quilo de peso. Faça o cálculo para saber quanto você pode consumir diariamente.

Outros alimentos benéficos

Apesar dos benefícios comentados aqui, comer só frango e batata doce deixa a dieta pobre. A dica é usar outros tipos de carboidrato com baixo índice glicêmico e outras proteínas magras em sua alimentação. Para substituir a batata doce, uma ótima opção é batata baroa (também conhecida como mandioquinha ou cenoura amarela). No lugar do frango, você pode comer filés de peixe como a tilápia, além de sardinha e atum. O preparo de todos eles é bem importante para não acrescentar gorduras e calorias. As carnes devem ser grelhadas e a batata cozida. Não exagere no sal. Lembre-se também de beber muita água durante o dia para melhorar o funcionamento do organismo e repor os líquidos perdidos durante a atividade física.

Bolinho de Frango Com Batata Doce

O bolinho de frango com batata doce foi ensinado pela Ana Maria Braga no programa Mais Você. A receita é uma opção para quem quer aproveitar os benefícios dos dois ingredientes de forma diferente. Para fazer em casa você vai precisar de:

  • 300 g de batata doce cozida
  • 50 g de queijo parmesão ralado
  • 100 g de queijo cremoso
  • 100 g de frango cozido e desfiado
  • sal
  • cebolinha picadinha a gosto

Para empanar é necessário:

  • 100 g de queijo parmesão ralado
  • fécula de batata a gosto

Em uma tigela coloque a bata doce cozida e espremida. Depois acrescente o frango desfiado e misture bem. Coloque também o queijo cremoso, o queijo ralado, o sal e a cebolinha picada. Misture tudo até obter uma massa homogênea.

Com uma colher, pegue pequenas quantidades da massa e faça bolinhas com a mão. Depois passe cada bolinha primeiro no queijo parmesão ralado e depois na fécula de batata. Coloque as bolinhas em uma frigideira com um fio de azeite. Deixe dourar de um lado e do outro e depois sirva. Se quiser, é possível fazer os bolinhos no forno.

Sopa de Frango Com Batata Doce

Você também pode preparar em casa uma sopa cremosa e saborosa feita com frango e batata doce. A receita é feita com ingredientes saudáveis. Veja:

  • 1 colher de (sopa) de azeite extra virgem
  • 1 batata doce cozida
  • 1 peito de frango cozido e desfiado
  • 1 cebola pequena ralada
  • 1 dente de alho picado
  • cheiro verde
  • sal a gosto

Para começar, faça um creme batendo a bata doce cozida com um pouco de água morna no liquidificador. Se você quiser que a sopa fique mais grossinha, acrescente menos água. Depois coloque o azeite em uma panela e refogue a cebola e o alho até dourar. Acrescente o frango em seguida e refogue por mais alguns minutos. Então despeje o creme de batata doce. Deixe cozinhando por cerca de 5 minutos. Finalize com um pouco de sal e o cheiro verde a gosto.

Por Mila Silva nas categorias Nutrição, Receitas. Tags: , , , , , , , ,

Você vai gostar

Lanche Fit: Opções Rápidas e Fáceis

Bebida Láctea não é Iogurte: Receita fácil de Iogurte Natural

Como usar proteína de soja na dieta